EDUCAÇÃO EM SAÚDE NOS GRUPOS DE CONTROLE AO TABAGISMO NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA: A PRÁTICA DO FISIOTERAPEUTA

Autores

  • Priscila Soares de Souza
  • Janine Moreira
  • Eduardo Ghisi Victor
  • Luciane Bisognin Ceretta
  • Lisiane Tuon

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Profissionais da saúde, Fisioterapeuta, Tabagismo

Resumo

É de responsabilidade dos profissionais da saúde atentar e praticar a educação em saúde como processo educativo de construção de conhecimentos em saúde, visando à apropriação sobre o tema pela população. Este artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de educação em saúde por fisioterapeutas nos Grupos de Controle ao Tabagismo no Município de Criciúma. Para tanto, se objetivou compreender como estas pessoas estavam vivenciando a experiência no grupo, assim como sua expectativa quanto seu estado físico. Os dados foram coletados entre os meses de abril a agosto de 2012, a partir de um questionário semi-estruturado em 9 Unidades de Saúde (US) no Município de Criciúma. A amostra desta pesquisa foi intencional, constitui-se de 44 indivíduos, 32 (72,7%) mulheres e 12 (27,3%) homens, inscritos no programa de controle ao tabagismo. Os participantes foram submetidos a uma sessão educativa que contou com a presença de fisioterapeutas. Após a ação educativa foi entregue um questionário aos participantes para avaliação da atividade desenvolvida, e formula-se categorias. Concluímos que a participação em grupos e as atividades de educação em saúde, através de uma conversa entre os profissionais de saúde e participantes é importante para estes indivíduos que desejam parar de fumar.

Biografia do Autor

Priscila Soares de Souza

Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC; Pós-Graduação em Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC; Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Especialista na modalidade de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família – UNESC. Formação em Pilates pela Associação Brasileira de Pilates (ABP).

Janine Moreira

Graduação em Psicologia em 1990 pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Mestrado em Sociologia Política em 1994 pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Doutorado em Psicopedagogia em 2000 pela Universidad de Córdoba - Espanha, UCO, Espanha.

Eduardo Ghisi Victor

Graduação em fisioterapia em 2002 pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil. Especialização em fisioterapia cardio-respiratoria em 2005 pela Universidade Gama Filho, UGF, Brasil. Doutorado em Ciências da Saúde em 2012 pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Luciane Bisognin Ceretta

Graduação em Enfermagem em 1991 pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil. Especialização em Gerenciamento de Unidades Básicas de Saúde em 1999 pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Especialização em Ativadores de Processos de Mudanças na Educação em 1997 pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Especialização em Administração em Saúde Pública em 1997 pela Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil. Especialização em Saúde da Família em 1997 pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil. Especialização em Planejamento e Gerencia de Serviços de Saúde em 1995 pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil. Mestrado em Enfermagem em 1999 pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Doutorado em Ciências da Saúde em 2011 pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Lisiane Tuon

Graduação em Fisioterapia em 1999 pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil. Especialização em Fisioterapia Ortopédica em 2001 pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil. Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde em 2005 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. Doutorado em Medicina e Ciências de Saúde em 2008 pela Pontifícia Univercidade Catolica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Publicado

30.09.2013

Como Citar

Soares de Souza, P., Moreira, J., Ghisi Victor, E., Bisognin Ceretta, L., & Tuon, L. (2013). EDUCAÇÃO EM SAÚDE NOS GRUPOS DE CONTROLE AO TABAGISMO NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA: A PRÁTICA DO FISIOTERAPEUTA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/113

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)