A UTILIZAÇÃO DE GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PREMATUROS

Autores

  • Bruna Magnus Spíndola
  • Franciani Rodrigues
  • Janine Moreira
  • Lisiane Tuon

Palavras-chave:

Prematuro, Desenvolvimento infantil, Denver, Fisioterapia

Resumo

A pesquisa teve como objetivo verificar se a participação das mães nos grupos de educação em saúde influencia no desenvolvimento motor de bebês prematuros. A amostra foi composta por 15 crianças, divididas em dois grupos, pais que participaram dos grupos e pais que não participaram. Para avaliação, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Teste de Denver II, e após os oito encontros foi realizada a reavaliação dos bebês e aplicados questionários para as mães. Observou-se um aumento do número de acertos e diminuição no número de atrasos no teste de Denver II nos bebês participantes dos grupos. Os pais que participaram dos grupos mostraram-se mais aptos a estimular seus filhos em casa, o que foi comprovado em suas falas, com relatos de grande melhora de seus filhos. Evidencia-se que a estimulação precoce realizada pelos pais ajuda no desenvolvimento motor da criança prematura.

Biografia do Autor

Bruna Magnus Spíndola

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, Brasil.

Franciani Rodrigues

Fisioterapeuta, Pós Graduada em Residência em Atenção Básica/Saúde da Família e Gestão na Atenção Básica pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma, SC.

Janine Moreira

Psicóloga, Doutora em Educação, Docente do Curso de Psicologia e Mestrado em Educação da Universidade
do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma. SC, Brasil.

Lisiane Tuon

Fisioterapeuta, Doutora, Tutora da Fisioterapia no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção
Básica/Saúde da Família da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma. SC, Brasil e
Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretária de Saúde de Santa Catarina.

Publicado

31.03.2013

Como Citar

Magnus Spíndola, B., Rodrigues, F., Moreira, J., & Tuon, L. (2013). A UTILIZAÇÃO DE GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PREMATUROS. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/48