Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. A contribuição é original e inédita e, não está sendo avaliada para publicação em outra revista ou evento; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • 2. A organização do artigo atende, rigorosamente, às exigências da RSPSC, inclusive, as de formatação, e atende aos itens (e subitens, quando existentes) numerados, sequencialmente, solicitados.
  • 3. Todas as citações e referências do artigo foram disponibilizadas, principalmente, nos itens do "Referencial Teórico" e dos "Fundamentos Metodológicos", seguindo as normas (ABNT) de citação e de Referências descritas em "Diretrizes para Autores", na seção "Sobre" a Revista.
  • 4. TODAS as URLs das referências foram informadas e estão ativas.
  • 5. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, não ultrapassando, 2MB.
  • 6. As figuras, tabelas e quadros estão inseridos no texto, com a qualidade e resolução (300 DPI) necessária que permita, perfeita visualização.
  • 7. O texto foi escrito, adotando linguagem acadêmica, condizente a um artigo científico. O texto foi revisado, considerando o idioma de submissão, conforme as exigências da RSPSC, inclusive, atendendo às exigências de todas as Normas da ABNT citadas em "Diretrizes para Autores".
  • 8. O autor se inscreveu na plataforma, antes do envio do artigo para submissão, e forneceu todas as informações solicitadas, conforme, instruções disponíveis em "Diretrizes para Autores", na seção "Sobre" a Revista.
  • 9. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção, "Propriedades no Word," garantindo dessa forma, o sigilo para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme, instruções disponíveis em "Assegurando a Avaliação Cega por Pares". Tal condição, será objeto de avaliação, preliminar da RSPSC.
  • 10. Foram providenciados, como documentos suplementares, em formato não editável, o Parecer Consubstanciado do CEP e a Declaração de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais, referentes ao artigo em submissão.

Diretrizes para Autores

Os artigos científicos para submissão devem possuir, no mínimo, um dos autores com o título de Doutor (a). Devem ser apresentados e organizados observando as Normas da ABNT, a seguir descritas, complementadas pelas exigências da RSPSC, inseridos nas seguintes seções, as quais devem ser informadas, para iniciar a submissão.

Artigos Originais: mínimo de 3000 palavras até o máximo de 3500 palavras, não incluindo Título, Resumo, Abstract, Palavras-Chaves e Key-Words.

Artigos de Revisão Sistemática: mínimo de 3000 palavras até o máximo de 3500 palavras, não incluindo Título, Resumo, Abstract, Palavras-Chaves e KeyWords.

Relatos de experiências/ de Intervenção: mínimo de 2000 palavras até o máximo de 2500 palavras, não incluindo Título, Resumo, Abstract, PalavrasChaves e Key-Words.

A Comissão Editorial da Revista de Saúde Pública de Santa Catarina estabelece as seguintes normas editoriais para a submissão de artigos:

1. Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa, espanhola, inglesa, revisados na língua de origem, por profissional com formação na área, em questão - Língua portuguesa/ espanhola/ inglesa. Os textos que não apresentarem texto escrito em linguagem acadêmica, apropriada e, compatível às exigências de um artigo científico, tendem a ser recusados pela RSPSC.

2. Os textos em língua portuguesa /espanhola/ inglesa deverão ser redigidos conforme as orientações sobre a apresentação de artigos da ABNT NBR 6022 (2018).

3. Os textos deverão ser submetidos, por meio da plataforma OJS.

4. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração: espaçamento simples, corpo 12, Times News Roman, formato de papel A4, com marcações de parágrafo 3 cm para margem superior, inferior 2, interna 3 e externa 2 . Serão aceitos, desde que, organizados, conforme os itens mínimos, à exceção dos Ensaios Clínicos: Resumo e palavras- chave, Abstract and Key Words (não numerados), a) Introdução, b) Fundamentação Teórica, c) Fundamentos Metodológicos, d) Análise e Discussão dos Resultados e e) Conclusão/ Contribuições da Pesquisa, os quais podem ser desdobrados, em subitens. Submissões que não apresentarem essa formatação serão recusados pela RSPSC.

5. Os autor (es) e autora (s) devem, impreterivelmente, para a submissão, na plataforma OJS , informar o nome completo, por extenso, seguidos de sua titulação, além do currículo sucinto de cada autor (a), com vinculação corporativa, endereço de contato (e-mail) e link de acesso ao Currículum Lattes. Tais informações, não devem, constar no corpo do artigo, em submissão. Os artigos que forem apresentados com o nome dos autores serão recusados.

6. A primeira lauda do artigo deverá conter: O título em português, de forma clara e concisa, em seguida, o resumo acompanhado das palavras-chave, observando os DeCS - Descritores em Ciências da Saúde, disponível, em: http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/?IsisScript=../cgibin/decsserver/decsserver.xis∫erface_language=p&previous_page=homepage& separadas por "ponto". Sugere-se a utilização de três a cinco termos. O resumo deve ser redigido, conforme, as orientações da ABNT NBR 6028 (2003), bem como, o Abstract, inserido em seguida ao resumo, ambos, contendo até, 300 palavras. O resumo e o Abstract devem ser organizados, segundo os itens a seguir descritos: Definição do Tema de Pesquisa, Problemática de pesquisa, Objetivo Geral, Justificativa da pesquisa, Fundamentos Metodológicos, Resultados Alcançados/ Contribuições da Pesquisa. Tal condição será objeto de avaliação do artigo.

7. As siglas, quando mencionadas pela primeira vez no texto, deverão ser indicadas entre parênteses, precedidas da nomenclatura completa.

8. As citações no corpo do texto deverão ser redigidas e referenciadas, conforme, os ditames da ABNT NBR 10520 (2002).

9 Equações e fórmulas: para facilitar a leitura, devem ser destacadas no texto, numeradas com algarismos arábicos, entre parênteses, alinhados à direita na sequência normal do texto, sendo permitido o uso de uma entrelinha maior, que comporte seus elementos, expoentes, índices e outros, sempre, em conformidade às orientações da ABNT NBR 6022 (2018).

10. As Figuras permitidas, serão de, no máximo, 05 (cinco) e, qualquer que seja o tipo (de ilustração), deverá ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, dentre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. Imediatamente, após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor). A ilustração deve ser citada no texto e, inserida, o mais próximo, possível, do trecho explicativo ao qual se refere. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. Os quadros e tabelas deverão ser acompanhados de legenda que permita compreender o significado dos dados reunidos, neste. Preferencialmente, quadros e tabelas devem ser feitas no próprio documento do Word. A RESOLUÇÃO MÍNIMA DA FIGURA DEVE SER DE 300 DPI.

11. As referências deverão obedecer aos ditames da ABNT NBR 6023 (2018). Para a avaliação do artigo serão verificadas a importância das referências no contexto do artigo, tais como aquelas que embasam o Referencial Teórico e os Fundamentos Metodológicos.

12. O uso de notas de rodapé deve ser limitado ao mínimo, indispensável. Devem ser inseridas no corpo do artigo e indicadas por meio de algarismos arábicos, em formato sobrescrito, imediatamente depois da frase, à qual se refere. As notas deverão vir no rodapé do texto, na página, na qual “aparecem”.

13. Caso a pesquisa tenha sido realizada, utilizando algum meio de financiamento, tal informação deve ser incluída no texto do manuscrito.

14. Recomenda-se incluir o(s) nome(s) da(s) pessoa(s), as quais de alguma maneira auxiliaram na consolidação do artigo: coleta de dados, ilustrações, utilização de laboratórios, mencionando "AGRADECIMENTOS", antes das Referências.

15. Os originais não deverão ser paginados.

16. A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo, direta ou indiretamente, seres humanos, está condicionada ao cumprimento dos requisitos estabelecidos pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e/ou da Resolução 510 (2016) e de suas complementares, além do atendimento às legislações e normas específicas (quando houver) do país, nas quais a pesquisa foi realizada. Deve ser mencionado o número do protocolo da aprovação emitido por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) envolvendo Seres Humanos, credenciado ao Sistema CEP/CONEP, na última linha do item relacionado aos Fundamentos Metodológicos, os quais delineiam a estrutura do artigo científico. O Parecer Consubstanciado do CEP deve ser enviado como documento Suplementar ao Artigo em submissão.

17. Declaração de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais: com o manuscrito, todos os autores devem assinar os documentos Declaração de Originalidade (não editável). Modelo para Declaração de Originalidade Certifico que participei da concepção do trabalho título, tornando pública minha responsabilidade por seu conteúdo, e que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico também que o manuscrito é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, é de minha autoria. Esse trabalho não foi enviado para outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista de Saúde Pública de Santa Catarina. Assinatura do(s) autores(s) Data dia/mês/ano OBS. Os pareceres referentes aos originais e demais comunicações serão encaminhados ao (à) (s) autor (a) (es) (as) por meio de comunicação eletrônica, exclusivamente, proveniente da Plataforma da Revista, ou pelo e-mail institucional da RSPSC. Todos os documentos suplementares referentes aos artigos devem ser enviados em formato não editável.

Responsabilidades e Cessão de Direitos Autorais

A(s) autora(s) e/ou autor(es) e co autora(s)/coautor(es) devem preencher e assinar uma Declaração de Responsabilidade e Cessão de Direitos Autorais, informando título do artigo, quando da submissão do artigo à RSPSC. Não serão aceitos artigos que foram publicados ou estão sendo considerados para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou eletrônico. A autora(s) e/ou os autor(es) do manuscrito, igualmente, devem declarar:

  • A participação suficiente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo.

  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito, com os devidos créditos e referências ao seu proprietário, autora ou autor, ou a permissão para usar o nome concedido, caso seja necessário.

  • Que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos verdadeiros ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.

  • Sua concordância, em relação aos direitos autorais referentes ao artigo a ser submetido, os quais se tornarão propriedade exclusiva da Revista de Saúde Pública de Santa Catarina. Isto, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada. Se obtida, a autora(s) e/ou os autor(es) do manuscrito fará (ão) constar, o agradecimento pertinente e, se for o caso, à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. 

  • Os autores assumem a responsabilidade em respeitar a ética em pesquisa e demais normas legais pertinentes vigentes, bem como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

  • Em relação aos manuscritos, o conteúdo dos trabalhos assinados é da exclusiva responsabilidade dos/as autores/as. Assim como, a seleção de descritores (palavras-chave). A Revista de Saúde Pública de Santa Catarina estabeleceu, conforme a primeira política editorial publicada temas gerais norteadores dos artigos teóricos e técnicos, mantidos nessa nova edição:

    Políticas e Gestão do trabalho no SUS;

    Atenção em/na saúde;

    Controle social;

    Vigilância da/em saúde;

    Políticas e humanização em/na saúde;

    Tecnologias aplicadas em/na Saúde;

    Intervenções em/na Saúde.

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.