ESTUDO DE PREVALÊNCIA DAS HEPATITES VIRAIS B E C NO MUNICÍPIO DE PALHOÇA - SC

Autores

  • Sissiane Margreiter
  • Ilse Lisiane Viertel Vieira
  • Jessica Meurer Ferreira
  • Julia de Melo Koneski
  • Luciane Henrique de Souza
  • Angela Luzia Neis Assunção
  • Rafaelle de Oliveira Souza
  • Aline Alflen Schmitt
  • Isabela Lopes Viella
  • Maynara Patrício
  • Aureo dos Santos

Palavras-chave:

Hepatite B, Hepatite C, Prevalência, Vigilância Epidemiológica

Resumo

Este estudo objetiva descrever a prevalência das hepatites B e C no município de Palhoça entre 2008 e 2012, traçar o perfil epidemiológico e diagnosticar prováveis fontes de infecção. O estudo é descritivo baseado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Foram encontrados 275 casos de hepatite B e C, com prevalência variando entre 14,80 (2008) e 53,93 (2010) por 100.000 habitantes, mediana de idade de 45 anos, sendo 60% do sexo masculino e 40% do feminino, das quais 6 eram gestantes. A raça branca predominou com 91,6%; 24% dos indivíduos concluíram ensino médio; 65,9% não eram vacinados contra Hepatite B; 26,9% tinham HIV/Aids; e 5% apresentara m outra DST associada. Concluiu se que o perfil correspondeu a homens brancos acima de 40 anos, cujas fontes de transmissão para hepatite B foram tratamento cirúrgico e uso de drogas, para a Hepatite C.

Biografia do Autor

Sissiane Margreiter

Odontóloga, Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Ortodontia pela Universidade Metodista de São Paulo. Dentista da Estratégia da Saúde da Família do Município de Palhoça/SC e Preceptora do Pet – Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) do Ministério da Saúde.

Ilse Lisiane Viertel Vieira

Enfermeira, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda do Programa de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular da Universidade do Sul de Santa Catarina e Tutora do Pet – Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) do Ministério da Saúde.

Jessica Meurer Ferreira

Graduanda do curso de Enfermagem na Universidade do Sul de Santa Catarina. Estagiária do Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes. Bolsista do Pet – Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) do Ministério da Saúde.

Julia de Melo Koneski

Graduanda do curso de Medicina na Universidade do Sul de Santa Catarina. Bolsista do Pet – Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) do Ministério da Saúde.

Luciane Henrique de Souza

Educadora Física. Bolsista do Pet – Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) do Ministério da Saúde.

Angela Luzia Neis Assunção

Enfermeira, Especialista em Metodologia do Ensino para Profissionalização em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas do SUS na Escola de Saúde Pública Professor Msc. Osvaldo de Oliveira Maciel. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Palhoça. Preceptora do Pet – Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) do Ministério da Saúde.

Rafaelle de Oliveira Souza

Graduanda do curso de Medicina na Universidade do Sul de Santa Catarina. Bolsista do Pet – Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) do Ministério da Saúde.

Aline Alflen Schmitt

Psicóloga. Bolsista do Pet –Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) do Ministério da Saúde.

Isabela Lopes Viella

Graduanda do curso de Psicologia na Universidade do Sul deSanta Catarina. Bolsista do Pet – Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) do Ministério da Saúde.

Maynara Patrício

Fisioterapeuta. Bolsista do Pet – Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) do Ministério da Saúde.

Aureo dos Santos

Enfermeiro, Especialista em Saúde Pública, Mestre em Enfermagem e Doutor em Engenharia de Produção e Sistema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Publicado

31.08.2015

Como Citar

Margreiter, S., Vieira, I. L. V., Ferreira, J. M., Koneski, J. de M., Souza, L. H. de, Assunção, A. L. N., Souza, R. de O., Schmitt, A. A., Viella, I. L., Patrício, M., & dos Santos, A. (2015). ESTUDO DE PREVALÊNCIA DAS HEPATITES VIRAIS B E C NO MUNICÍPIO DE PALHOÇA - SC. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 8(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/144