EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA NACIONAL E INTERNACIONAL NO BRASIL, 2006-2012

Autores

  • Robson Bruniera de Oliveira
  • Marco Aurélio Pereira Horta
  • David Soeiro Barbosa
  • Vinicius Silva Belo
  • José Fernando de Souza Verani

Palavras-chave:

Capacidade de Resposta ante Emergências, Vigilância Epidemiológica, Saúde Pública

Resumo

Este estudo objetivou analisar o perfil epidemiológico das Emergências em Saúde Pública de importância Nacional e Internacional ocorridas no Brasil no período de 2006 a 2012, estudar seu padrão de ocorrência e sugerir melhoras nas ferramentas desenvolvidas pelo país para o aumento da capacidade de vigilância epidemiológica e resposta. Foi utilizado o banco de dados administrado pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde. As emergências foram agrupadas em conjuntos sindrômicos segundo modo de transmissão, similaridade do quadro clínico ou por natureza da exposição. Foram realizadas análises estatísticas exploratórias do banco, visando descrevê-los por ano, região geográfica. Analisou-se também a distribuição espacial das diferentes Emergências em Saúde Pública por conjuntos sindrômicos (doenças de transmissão respiratória; hídrica/alimentar; vetoriais; zoonoses e epizootias). Entre os anos de 2006 a 2012 foram notificados 944 eventos em Saúde Pública de importância Nacional, dos quais oito foram considerados. O ano que apresentou maior frequência de notificações foi 2007, com 206 (21,86%), seguido pelos anos de 2008 (20,23%) e 2006 (19.17%). Quarenta e sete emergências tiveram histórico de deslocamento internacional ou vinculo epidemiológico com pessoas que tiveram o mesmo deslocamento. As Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar representaram o maior número de notificações, (30,19%), seguidos das Zoonoses e Doenças de Transmissão Respiratória. Os conjuntos sindrômicos tiveram diferentes dispersões geográficas no país, com uma importante representação nas fronteiras. O Brasil, em consonância com as novas demandas no campo da saúde, propôs e implementou medidas para se adequar frente ao movimento mundial na área de Vigilância Global de Saúde, com a criação de legislações específicas que incorporaram as definições de eventos de importância nacional em todos os níveis operacionais de seu sistema de saúde. Os resultados sugerem uma boa sensibilidade para o desenvolvimento das capacidades básicas de vigilância frente ao RSI.

Biografia do Autor

Robson Bruniera de Oliveira

Graduação em Medicina Veterinária (UFV), Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e atualmente é aluno de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP/Fiocruz.

Marco Aurélio Pereira Horta

Graduação em Ciências Biológicas (UFMG), Mestrado em Ecologia (UFMG) e Conservação da vida silvestre e Doutor em Saúde Pública e meio ambiente pela ENSP/Fiocruz.

David Soeiro Barbosa

Graduação em Medicina Veterinária (UEMA), Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e atualmente é aluno de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP/Fiocruz.

Vinicius Silva Belo

Graduação em Ciências Biológicas (UFSJ), Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e atualmente é aluno de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP/Fiocruz.

José Fernando de Souza Verani

Graduação em Ciências Sociais (UFRJ), Mestre em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e Doutor em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Atualmente é pesquisador titular na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP/Fiocruz.

Publicado

31.12.2014

Como Citar

Oliveira, R. B. de, Horta, M. A. P., Barbosa, D. S., Belo, V. S., & Verani, J. F. de S. (2014). EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA NACIONAL E INTERNACIONAL NO BRASIL, 2006-2012. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/111