DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO DA GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DE UM MUNICÍPIO DO SUL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Larissa de Oliveira
  • Luciane Bisognin Ceretta
  • Tamara Simão Bosse
  • Francielle Lazzarin Gava
  • Carla Andréia Daros Maragno
  • José Otávio Feltrin
  • Indianara Reynaud Toreti Becker

Palavras-chave:

Assistência farmacêutica, Planejamento em saúde, Avaliação em saúde

Resumo

A Assistência Farmacêutica (AF) como parte integrante dos Serviços de Saúde permeia diversas áreas e representa hoje uma das áreas com maior impacto financeiro no âmbito do SUS. Esta pesquisa teve como objetivo realizar o diagnóstico e planejamento da capacidade de Gestão da Assistência Farmacêutica em um município do Sul de Santa Catarina, a partir do método “Instrumento de Auto-Avaliação para o planejamento em Assistência Farmacêutica” desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O instrumento foi aplicado a trinta profissionais de saúde que avaliaram os eixos relacionados à gestão classificando-os segundo estágio de desenvolvimento: estágio um (não-ideal), dois (intermediário) ou três (ideal). Os resultados encontrados mostraram que a Gestão da Assistência Farmacêutica Municipal apresenta três eixos no estágio intermediário e um eixo no estágio não-ideal. A presente pesquisa possibilitou o diagnóstico atual da Gestão da AF municipal e delineou ações e estratégias a serem desenvolvidas para sua estruturação e organização, conforme cada meta estabelecida para a resolução de situações-problema elencadas como prioritárias pela equipe de saúde.

Biografia do Autor

Larissa de Oliveira

Farmacêutica. Pós-graduação em Atenção Básica/Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2013), Criciúma. SC, Brasil.

Luciane Bisognin Ceretta

Enfermeira. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma. SC, Brasil. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil.

Tamara Simão Bosse

Farmacêutica. Pós-graduação em Atenção Básica / Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2012), Criciúma. SC, Brasil.

Francielle Lazzarin Gava

Enfermeira. Professora Curso de Enfermagem, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma. SC, Brasil. Especialização em Saúde Coletiva com área de concentração em Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil. 

Carla Andréia Daros Maragno

Farmacêutica.Professora Curso de Farmácia, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma. SC, Brasil. Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

José Otávio Feltrin

Enfermeiro. Professor Curso de Enfermagem, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma. SC, Brasil. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil.

Indianara Reynaud Toreti Becker

Farmacêutica. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma. SC, Brasil. Mestrado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Publicado

31.12.2013

Como Citar

de Oliveira, L., Bisognin Ceretta, L., Simão Bosse, T., Lazzarin Gava, F., Daros Maragno, C. A., Feltrin, J. O., & Reynaud Toreti Becker, I. (2013). DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO DA GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DE UM MUNICÍPIO DO SUL DE SANTA CATARINA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(4). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/135