ALCOOLISMO EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

alcoolismo, prognóstico, trabalhadores de saúde

Resumo

O alcoolismo é uma doença crônica e multifatorial, associada à doenças e óbitos, com repercussões comportamentais, cognitivas e fisiológicas. Este estudo teve como objetivo revisar a literatura para determinar a prevalência e os fatores de risco associados ao alcoolismo em profissionais de saúde.Trata-se de um artigo de revisão sistemática e metanálise, registrado no International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) sob o número CRD42022344862. As buscas foram realizadas nas bases de dados eletrônicas EMBASE, por meio da Elsevier, MEDLINE, por meio do PubMed, e Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Materiais de literatura cinzenta (inéditos), por meio de repositórios digitais universitários. Não foram aplicadas restrições de idioma ou período de publicação. Foram utilizados estudos observacionais em geral (coortes, estudos transversais e casos-controles). Para a avaliação da qualidade metodológica, foi usada a Escala Newcastle-Ottawa. Foram incluídos 36 estudos que tratam sobre profissionais de saúde com ensino superior completo e com diagnóstico confirmado de alcoolismo. Os resultados evidenciaram a prevalência de alcoolismo em profissionais de saúde, com estimativas variando entre 3,6 e 77,4%,  sendo maior nos médicos (27,1%) quando comparada com as demais categorias. Conclui-se que a prevalência do alcoolismo se encontra elevada principalmente nas profissões de médicos, enfermeiros, dentistas e farmacêuticos. Os indivíduos do sexo masculino consomem mais substâncias, acarretando maior susceptibilidade à doenças relacionadas ao álcool e outras substâncias, como doenças psíquicas,  depressão, Burnout, dificuldade de convivência com colegas de trabalho, problemas familiares, além de doenças orgânicas. Este artigo contribui para pesquisas futuras uma vez que refere-se da anuência do conhecimento.

Palavras-chave: Trabalhadores de saúde; Alcoolismo; Prognóstico.

Biografia do Autor

Antonia Gomes de Olinda, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Emília de Rodat (2008). Enfermeiro da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares(EBSERH). Tem experiência na área de Enfermagem, especialista em Saúde da Família, em Enfermagem Pediátrica e Neonatal, Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal, setores trabalhado no HU- UFGD/EBSERH - UTI Pediátrica por 4 anos e Clínica Pediátrica os demais anos, de 2016 até outubro de 2021, quando foi movimentada para HU JB /EBSERH, estando lotada hoje na UASCA. Mestre em Ciências da saúde pela UFGD.

Francisco Rodrigues Martins, Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil

Doutorando em Biotecnologia e Biodiversidade pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestrado em Pesquisa Clínica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA (2019). Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2005). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Gestão da Clínica em Saúde: Regulação em Saúde no SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica pela Faculdade Futura (2017). Enfermeiro Assistencial na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica desde 2017 e em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário da Grande Dourados (HU UFGD). Membro da Comissão de Avaliação em Pesquisa e Extensão (CAPE) e do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital Universitário da Grande Dourados. Também possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2017) e atua como tutor EaD no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Eliane Moura da Silva, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará ( FSCMPA)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (2016) , Mestrado em Epidemiologia e Vigilância em Saúde pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) (2018). Pós graduação em Gerenciamento de Enfermagem. Pós graduação em Pediatria e Neonatologia. Pós graduação em Auditoria e Gestão em Saúde ( em andamento). Cursando especialização em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da COVID-19 e de Outras Doenças Virais- VIGIEPIDEMIA. Atualmente é enfermeira gerente em gestão de dados da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em gestão, indicadores, obstetrícia, epidemiologia, BSC, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, alcoolismo, mulher, educação em saúde e planejamento estratégico, indicadores estratégicos e gestão de dados.

Antonia Rosilania Gomes Olinda, Tribunal de Justiça do Estado do Pará, TJ/PA, Brasil.

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Integrada do Ceará. (2010). Tem experiência na área de Fisioterapia. Objetivo Profissional: Atuar na área de Reabilitação Fisioterapêutica HABILIDADES E QUALIFICAÇÕES : Atuação em hospitais, clínicas e consultórios, centros de reabilitação, postos de saúde, escolas, empresas. Capacidade para fazer parte de uma equipe de homecare e atender pacientes domiciliares. Estabelecimento de prognósticos. Reavaliação de condutas e decidir pela alta fisioterapêutica. Drenagem Linfática de acordo com o Conceito e Método original Leduc . Recursos eletrotermofototerápicos, Métodos e técnicas de avaliação fisioterápica.

Jefferson Teodoro de Assis , Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2009), especialização em GESTÃO HOSPITALAR pela Faculdade Futura(2018), especialização em ENFERMAGEM DO TRABALHO pela Faculdade Futura(2019) e especialização em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO E CARDIOLÓGICA pelo ASSOCIACAO DARWIN DE EDUCACAO E PESQUISA(2013). Atualmente é Enfermeiro da Hospital Universitário da Grande Dourados. Tem experiência na área de Enfermagem.

Gustavo Roberto Villas Boas , Universidade Federal do Oeste da Bahia

Graduado em Farmácia pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (2009). Possui Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2011) com área de concentração em Neurociência e Linha de Pesquisa Neuropsicofarmacologia (drogas de abuso) e doutorado em Ciências da Saúde (Farmacologia) (2018) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com concentração em neuropsicofarmacologia e toxicologia. Atualmente é docente efetivo da UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB). Atuou como docente no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) e como docente substituto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Foi coordenador do curso de Farmácia entre outubro de 2012 e julho de 2014, assessor de aprendizagem no Learning Center e compôs o quadro docente na Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA em Foz do Iguaçu-PR de fevereiro de 2011 a novembro de 2014. Participou do processo de implantação do novo modelo de ensino e aprendizagem BASEADO EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM nos cursos de SAÚDE E ENGENHARIAS. Possui ampla experiência em Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem aos pares (Peer Instruction), Aprendizagem Baseada em Problemas, entre outras metodologias ativas de aprendizagem. Desenvolveu o currículo baseado em competências do curso de farmácia, bem como os projetos baseados em problemas reais, com o intuito de moldar o curso às metodologias ativas de aprendizagem. Atuou como coordenador do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Coordenador de Estágios do curso de farmácia e supervisor de estágio em Análises Clínicas da Faculdade União das Américas. Atuou nos cursos de farmácia, biomedicina, nutrição, fisioterapia, enfermagem, educação física e ciências biológicas, além de ter lecionado em diversos cursos de pós-graduação Lato sensu. Trabalha com pesquisa envolvendo toxicidade aguda, subcrônica, efeitos citotóxicos e genotóxicos de extratos de plantas, drogas ou substâncias químicas, com a finalidade de avaliar toxicidade desses compostos para o organismo (células e DNA) e propor medidas para melhora de qualidade de vida e SEGURANÇA das pessoas expostas as tais substâncias no dia-a-dia. Desenvolve pesquisa com: 1) Indução de dependência em animais com drogas de abuso(álcool); 2) Ansiedade e depressão. O objetivo destas linhas de pesquisa é elucidar mecanismos envolvidos na adição, ansiedade e depressão (distúrbios do SNC) e desenvolver, consequentemente, novas terapias mais eficazes, com menores índices de efeitos adversos e com acesso maximizado para os pacientes.

Silvia Aparecida Oesterreich , Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil

Graduada em Ciências Habilitação Plena em Biologia - Faculdades Reunidas de Admin. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas- PR (Brasil) e doutora em Ciencias de La Actividad Física y Del Deporte - Universidad de León (Espanha). Atualmente é professora associada I de Fisiologia Humana da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde e Nutrição, Alimentos e Saúde da FCS. Desenvolve pesquisa na área de Farmacologia, ensaios pré-clínicos visando avaliar a ação farmacológica de compostos ativos naturais sobre os sistemas orgânicos (toxicidade e genotoxicidade) e fatores de risco associados à saúde.

Referências

ABOU ELALLA, E.; AWAAD, M.; ELHABIBY, M.; KHALIL, S.; NAGUIB, M. Substance Abuse among Nursing Staff: Prevalence and Sociodemographic and Clinical Characteristics. Addictive Disorders and their Treatment, v. 19, n. 2, 2019.

ALDERSON, M.; PARENT-ROCHELEAU, X.; MISHARA, B. Critical review on suicide among nurses. What about work-related factors? Crisis: The Journal of Crisis Intervention and Suicide Prevention, v. 36, n. 2, pág. 91–101. 2015. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25708252/ >

ARAUJO, C N P; CORRADI-WEBSTER, C M. Percepção do familiar sobre o tratamento de usuários de drogas: revisão integrativa. SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog ; 15(4): 1-13, out.-dez. 2019. ilus . Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/bvsms/resource/pt/biblio-1058946

BARRETO, H. A. G. Confiabilidade Teste-reteste do ASSIST na Forma de Autopreenchimento em Estudantes Universitários. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, Departamento de Farmacologia, Curitiba, 115f. 2012. Disponível em: < https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/29839 >

BARBOSA, G. B.; CORREIA, A. K. S.; OLIVEIRA, L. DE M. M.; SANTOS, V. DO C.; FERREIRA, S. M. DA S.; MARTINS JÚNIOR, D. F.; NASCIMENTO SOBRINHO, C. L. Trabalho e saúde mental dos profissionais da Estratégia Saúde da Família em um município do Estado da Bahia, Brasil. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 37, n. 126, p. 306–315, 2012.

BERGMAN, H.; KÄLLMÉN, H. Alcohol use among Swedes and psychometric eval of AUDIT. v. 37, n. 3, p. 245–251, 2002.

BERTUSSI, V. C.; JUNQUEIRA, M. A. DE B. B.; GIULIANI, C. D.; CALÇADO, R. M.; MIRANDA, F. J. S.; SANTOS, M. A. DOS; PILLON, S. C. Substâncias psicoativas e saúde mental em profissionais de enfermagem da Estratégia Saúde da Família. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 20, p. 1–9, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Mortalidade por uso de álcool. In: Brasil. Saúde Brasil 2014: uma análise da situação de saúde e das causas externas. Brasília: Ministério da Saúde; 2015. p. 267-88.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de estudos observacionais comparativos sobre fatores de risco e prognóstico. Departamento de Ciência e Tecnologia. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Mortalidade por uso de álcool. In: Brasil. Saúde Brasil 2014: uma análise da situação de saúde e das causas externas. Brasília: Ministério da Saúde; 2015. p. 267-88.

CANTO, Graziela de Luca; STEFANI, Cristine Miron; MASSIGNAN, Carla (org.). Risco de viés em revisões sistemáticas: guia prático. Florianópolis: Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências – COBE UFSC, 2021. Disponível em: https://guiariscodeviescobe.paginas.ufsc.br/. Acesso em: 17ago. 2022.

CISA, Centro de Informações sobre Saúde e Álcool. Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2020. 1 ed. São Paulo, 152 p. 2020. Disponível em:

<https://cisa.org.br/images/upload/Panorama_Alcool_Saude_CISA2020.pdf> Acesso em: 22 set. 2020.

DIAS, J. R. F.; ARAÚJO, C. S.; MARTINS, E. R. C.; CLOS, M. A.; FRANCISCO, M. T. R.; SAMPARIO C.E. P. Fatores predisponentes ao uso próprio de psicotrópicos por profissionais de enfermagem, Rev. Enferm., UERJ, v. 19, n. 3, pág. 445-451, 2011. Disponível em: < https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/int-3040 >

DIAS, L. L. Reflexões sobre as drogas como objeto de pesquisa histórica. Temporalidades – Revista de História, Edição 29, v. 11, n. 2, pág. 50-64, 2019. Disponível em: < https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/12674 >

DINIZ, C. F. G.; ASSUNÇÃO, A. Á.; BEINNER, M. A.; PIMENTA, A. M. Abuso/dependência de álcool e fatores psicossociais do trabalho em profissionais de saúde/Alcohol abuse/dependency and psychosocial factors in the workplace of healthcare professionals. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 18, n. 2, p. 1–9, 2019.

ESPER, L. H.; CORRADI-WEBSTER, C. M.; CARVALHO, A. M. P.; FURTADO, E. F. Mulheres em tratamento ambulatorial por abuso de álcool: características sociodemográficas e clínicas. Rev. Gaucha Enferm., v. 34, n. 2, pág. 93-101, 2013.Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rgenf/a/ZY9VryMfqcxZ3PzsvDzYkKs/abstract/?lang=pt#

FERNANDES, L. S.; NITSCHE, M. J. T.; GODOY, I. DE. Associação entre síndrome de burnout, uso prejudicial de álcool e tabagismo na enfermagem nas UTIs de um hospital universitário. Ciencia e Saude Coletiva, v. 23, n. 1, p. 203–214, 2018.

GA, K.; MD, W. Substance use by pharmacy and nursing practitioners and students in a northeastern state. American Journal of Health-System Pharmacy, v. 61, n. 9, p. 921–930, 2004.

GALÁN-RODAS, E.; ANTONIO GÁLVEZ-BUCCOLLINI, J.; VEGA-GALDÓS, FAVIO; OSADA, J.; GUERRERO-PADILLA, D.; VEGA-DIENSTMAIER, J.; TALLEDO, L.; CATACORA, M. Salud Mental En Médicos Que Realizan El Servicio Rural, Urbano-Marginal En Salud En El Perú: Un Estudio De Línea Base Mental Health in Physicians Doing the Rural and Suburban Health Service in Peru: a Baseline Study. Rev Peru Med Exp Salud Publica, v. 28, n. 2, p. 277–81, 2011.

GAVIOLI, A.; MATHIAS, T. A. F.; ROSSI, R. M.; OLIVEIRA, M. C. F. Risks related to drug use among male construction workers. Acta Paulista de Enferm., v. 27, n. 5, 2014. p. 471–478. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ape/a/cmQh3rWp7GR9tpCFwBbksrf/?lang=en&format=html#>

GOSSOP, M.; STEPHENS, S.; STEWART, D.; MARSHALL, J.; BEARN, J.; STRANG, J. Health care professionals referred for treatment of alcohol and drug problems. Alcohol and Alcoholism, v. 36, n. 2, p. 160–164, 2001.

GROTMOL, K. S.; VAGLUM, P.; EKEBERG, Ø.; GUDE, T.; AASLAND, O. G.; TYSSEN, R. Alcohol expectancy and hazardous drinking: A 6-year longitudinal and nationwide study of medical doctors. European Addiction Research, v. 16, n. 1, p. 17–22, 2010.

HENNEIN, R.; MEW, E. J.; LOWE, S. R. Socio-ecological predictors of mental health outcomes among healthcare workers during the COVID-19 pandemic in the United States. PLoS ONE, v. 16, n. 2 February, p. 1–18, 2021.

HIGGINS JPT, THOMAS J, CHANDLER J, CUMPSTON M, LI T, PAGE MJ, WELCH VA (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.3 (updated February 2022). Cochrane, 2022. Available from www.training.cochrane.org/handbook.

HINOJOSA, L.; ALONSO, M.; CASTILLO, Y. Autoeficacia percibida y consumo de alcohol en trabajadores de la salud. Rev Enferm Inst Mex Seguro Soc., v. 20, n. 1, p. 19–25, 2012.

JUNQUEIRA, M. A. DE B.; SANTOS, M. A. DOS; ARAÚJO, L. B. DE; FERREIRA, M. C. DE M.; GIULIANI, C. D.; PILLON, S. C. Depressive symptoms and drug use among nursing staff professionals. Escola Anna Nery, v. 22, n. 4, p. 1–9, 2018.

LIMA, I. M. B. D., COÊLHO, H. F. C.; ANDRADE, J. M. D. (2017). Uso do método Respondent Driven Sampling para avaliação do alcoolismo em mulheres. Saúde em Debate, 41, 801-811.

LONDOÑO RESTREPO, J.; CHICA ÁLVAREZ, O. P.; MARÍN AGUDELO, I. C. Riesgo de depresión, alcoholismo, tabaquismo y consumo de sustancias psicoactivas en personal de enfermería, de dos instituciones hospitalarias del área metropolitana de la ciudad de Medellín. Medicina UPB, v. 36, n. 01, p. 34–43, 2017.

MCGOWAN, J., SAMPSON, M., SALZWEDEL, D. M., COGO, E., FOERSTER, V., & LEFEBVRE, C. (2016). PRESS Peer Review of Electronic Search Strategies: 2015 Guideline Statement. Journal of clinical epidemiology, v. 75, p. 40-46, 2016. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2016.01.021>

MIKALAUSKAS, A.; BENETIS, R.; ŠIRVINSKAS, E.; ANDREJAITIENE, J.; KINDURIS, Š.; MACAS, A.; PADAIGA, Ž. Burnout among anesthetists and intensive care physicians. Open Medicine (Poland), v. 13, n. 1, p. 105–112, 2018.

MO, D.; MIN, K.; GLUCK, R.; JIANG, F.; TAO, R.; GENG, F.; XIA, L.; LIU, T.; LIU, Y.; LIU, H.; TANG, Y. L. Alcohol Use and Misuse Among Chinese Psychiatrists During the Early COVID-19 Pandemic. Frontiers in Psychiatry, v. 13, n. June, p. 1–10, 2022.

NASCIMENTO, D. F. B.; OLIVEIRA, J. F.; PIRES, C. G. S.; MOTA, G. S.; PORTO, P. N.; RIBEIRO, L. S.; SILVA, B. S. Associação entre fatores sociodemográficos e consumo de bebida alcoólica em mulheres rurais. Rev. Baiana Enferm., v. 36, e46373, 2022.

OUZZANI, M.; HAMMADY, H.; FEDOROWICZ, Z.; ELMAGARMID, A. Rayyan—a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews, [S.L.], v. 5, n. 1, dez. 2016. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4.

OMS .(2022).Political declaration of thethird high-level meeting of the General Assembly on the prevention and control of non-communicable dieases. [Internet] [Acesso em 14/02/2023] https: //app.who.int/gb/ebha/pdf_files/EB150¬_7Add1-em.pdf''

PAULA, É. M.; SOUZA, R. J. Alcoolismo e pobreza em “ensaio sobre a criminalidade da mulher no brasil”. (SYN) THESIS, v. 13 n2 pg. 41-57. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/synthesis/article/view/62466/39222 >

PAGE, M.J. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 31, n. 2, e2022107, jun. 2022. Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742022000201700&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 17 jan. 2023. Epub 13-Jul-2022. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-49742022000200033.

PEREIRA-LIMA, K.; LOUREIRO, S. R.; CRIPPA, J. A. Mental health in medical residents: Relationship with personal, work-related, and sociodemographic variables. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 38, n. 4, p. 318–324, 2016.

PFÖRRINGER, D.; MAYER, R.; MEISINGER, C.; FREUER, D.; EYER, F. Health, risk behaviour and consumption of addictive substances among physicians - Results of an online survey. Journal of Occupational Medicine and Toxicology, v. 13, n. 1, p. 1–13, 2018.

ROCHA, P. R. DA; DAVID, H. M. S. L. Padrão de consumo de álcool e outras drogas entre profissionais de saúde: retrato de alunos de cursos lato sensu de uma instituição pública. SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português), v. 11, n. 1, p. 42, 2015.

SANTANA, F. L., DE SOUZA, M. D. P. G., MARTINS, C. M. A., COSTA, W. T., DOS SANTOS FERNANDES, L., & DE LIMA, J. S. (2017). Uso de medicamentos psicoativos entre profissionais de saúde. Revista de Enfermagem UFPE on line, 11(7), 2881-2887. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/10177 >

SILVA, C. C.; COSTA, M. C. O.; CARVALHO, R. C.; AMARAL, M. T. R.; CRUZ,N. L. A.; SILVA, M. R. Iniciação e consumo de substâncias psicoativas entre adolescentes e adultos jovens de Centro de Atenção Psicossocial Antidrogas/CAPS-AD. São Paulo, Ciência e Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, pág. 737-745, 2014.

SOUSA, L A. C. A.; OLIVEIRA , B. K. C., BARROSO, M. L. F.; HOLANDA S. A. L. F. (2021). Brasil: tabagismo e consumo de bebida alcoólica nos últimos dez anos (vigitel) e o papel do Cirurgião-Dentista na prevenção do câncer bucal. Research, Society and Development, 10(8), e39110817278-e39110817278.

SOUSA, L A. C. A.; OLIVEIRA , B. K. C., BARROSO, M. L. F.; HOLANDA S. A. L. F. (2021). Brasil: tabagismo e consumo de bebida alcoólica nos últimos dez anos (vigitel) e o papel do Cirurgião-Dentista na prevenção do câncer bucal. Research, Society and Development, 10(8), e39110817278-e39110817278.

STROBBE, S.; CROWLEY, M. Substance use among nurses and nursing students: a joint position statement of the Emergency Nurses Association and the International Nurses Society on Addictions. Journal of Addictions Nursing, v. 28, n. 2, pág. 104-106, 2017. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28463852/.>

TALIH, F.; AJALTOUNI, J.; FARHOOD, L. A R T I C L E O R I G I N A L / O R I G I N A L A R T I C L E DEPRESSION AND BURNOUT AMONG NURSES IN A LEBANESE ACADEMIC. v. 66, n. 2, p. 92–97, 2018.

VARGAS, D.; E BITTENCOURT, M. N. Álcool e alcoolismo: atitudes de estudantes de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 2013, v. 66, n. 1 [Acessado 9 janeiro 2023], pp. 84-89. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0034-71672013000100013>. Epub 08 maio 2013. ISSN 1984-0446. https://doi.org/10.1590/S0034-71672013000100013.

WINWOOD, P. C.; WINEFIELD, A. H.; LUSHINGTON, K. The role of occupational stress in the maladaptive use of alcohol by dentists: A study of South Australian general dental practitioners. Australian Dental Journal, v. 48, n. 2, p. 102–109, 2003.

Downloads

Publicado

25.05.2023

Como Citar

Gomes de Olinda, A., Rodrigues Martins, F., Moura da Silva, E., Rosilania Gomes Olinda, A., Teodoro de Assis , J., Roberto Villas Boas , G., & Aparecida Oesterreich , S. (2023). ALCOOLISMO EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE: REVISÃO SISTEMÁTICA . Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 13(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/191