O FUNCIONAMENTO E A ADESÃO NOS GRUPOS DE HIPERDIA NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA:

UMA VISÃO DOS COORDENADORES

Autores

  • Franciani Rodrigues
  • Janine Moreira
  • Priscila Soares de Souza
  • Luciane Bisognin Ceretta
  • Lisiane Tuon

Palavras-chave:

Hipertensão, Cooperação do paciente, Diabetes mellitus, Grupos

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Diabetes Mellitus (DM) fazem parte de uma classe de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e são responsáveis pelas maiores taxas de morbidade e mortalidade no país. Em 2001, o Ministério da Saúde instituiu o Plano de Reorganização da Atenção ao Hipertenso e Diabético tendo como proposta principal o tratamento e o acompanhamento dos usuários atendidos na rede ambulatorial. Além do cadastramento, o plano sugere a realização de grupos, como uma alternativa para facilitar a adesão ao tratamento proposto. Esta pesquisa possui como objetivo averiguar, a partir da visão dos coordenadores dos grupos de Hiperdia, o funcionamento e a “adesão” dos usuários ao programa no município de Criciúma/SC. Foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, através da utilização de uma entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos grupos. Para analisar o objeto de pesquisa utilizou-se três categorias: funcionamento dos grupos, adesão aos grupos e sugestões para a melhoria no funcionamento dos grupos. Foi possível observar que os profissionais consideram essencial que os usuários se conscientizem da importância da sua participação em atividades educativas.

Biografia do Autor

Franciani Rodrigues

Fisioterapeuta pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, Brasil. Residente do Programa Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família Turma 2010 da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma.

Janine Moreira

Psicóloga, Doutora em Educação, Docente do Curso de Psicologia e Mestrado em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma.

Priscila Soares de Souza

Fisioterapeuta pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, Brasil. Residente do Programa Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família Turma 2011 da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma.

Luciane Bisognin Ceretta

Enfermeira, Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma.

Lisiane Tuon

Fisioterapeuta, Tutora da Fisioterapia no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma. SC, Brasil e Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretária de Saúde de Santa Catarina.

Publicado

31.08.2012

Como Citar

Rodrigues, F., Moreira, J., Souza, P. S. de, Ceretta, L. B., & Tuon, L. (2012). O FUNCIONAMENTO E A ADESÃO NOS GRUPOS DE HIPERDIA NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA:: UMA VISÃO DOS COORDENADORES. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 5(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/78