PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Autores

  • Elaine Cristina Novatzki Forte
  • Ana Maria Fernandes Borges
  • Ana Paula Trombetta
  • Eliane Cândida Martins

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Políticas públicas de saúde, Educação profissional em saúde pública

Resumo

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde objetiva formar grupos de aprendizagem tutorial, servindo de instrumento para qualificar os profissionais da atenção básica em saúde e iniciar os estudantes de graduação ao trabalho seguindo as diretrizes do SUS. O presente estudo tem por objetivo caracterizar as produções científicas derivadas do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, baseada nos pressupostos da revisão integrativa de literatura, cujo objetivo foi caracterizar a produção científica brasileira sobre o PET-Saúde. A análise de 71 trabalhos fornece um panorama da forma de atuação do PET-Saúde, evidencia que se trata de uma importante estratégia para formação de profissionais crítico-reflexivos, favorecendo aos acadêmicos a prática de novas vivências, além do estímulo a autonomia e planejamento das atividades. Ainda, viabiliza a inserção dos estudantes na comunidade através de atividades de monitoramento, prevenção e promoção à saúde, possibilitando a aproximação ensino-serviço. As lacunas referem-se à ausência da participação dos profissionais dos serviços na elaboração de estudos que relatem as contribuições do programa na atuação desses profissionais.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Novatzki Forte

Enfermeira. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da UFSC. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Membro do Grupo de Estudos sobre Trabalho, Cidadania, Saúde e Enfermagem – PRAXIS.

Ana Maria Fernandes Borges

Enfermeira. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Membro do Grupo de Estudos sobre Trabalho, Cidadania, Saúde e Enfermagem – PRAXIS.

Ana Paula Trombetta

Enfermeira Assistencial do Setor de Emergência do ICSC. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Membro do Grupo de Estudos sobre Trabalho, Cidadania, Saúde e Enfermagem – PRAXIS.

Eliane Cândida Martins

Enfermeira. Membro do Grupo de Estudos sobre Trabalho, Cidadania, Saúde e Enfermagem – PRAXIS.

Publicado

30.09.2013

Como Citar

Novatzki Forte, E. C., Fernandes Borges, A. M., Trombetta, A. P., & Martins, E. C. (2013). PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/125