O CUIDADO COM A SAÚDE MENTAL DOS USUÁRIOS E SEU REFLEXO NA SAÚDE MENTAL DA EQUIPE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Edlaine Paseto Vitorassi
  • Eliane Maria Stuart Garcez

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, Política de Saúde do Trabalhador, Trabalho

Resumo

Esta pesquisa objetivou conhecer como os Trabalhadores da Saúde que atuam nas Equipes da Estratégia Saúde da Família, cuidam da sua Saúde Mental, para verificar qual o reflexo deste cuidado no atendimento aos seus usuários, residentes no município de Treze de Maio. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como tipo de estudo a pesquisa-ação. Como resultado, identificou-se, com relação ao conceito de Saúde Mental, que os pesquisados referem de uma maneira geral a bem estar e, em sua maioria, informam não realizar tratamentos convencionais, porém, acreditam que ter momentos de lazer em seu cotidiano auxilia neste processo. Por outro lado, os Trabalhadores de Saúde acreditam que seu trabalho atual influencia o adoecimento mental. Ainda, indicam que, para melhorar a forma como o trabalho é organizado, se faz necessário uma maior integração entre a Equipe de Saúde, como também buscar estratégias para que o adoecimento mental não influencie no atendimento ao usuário. Esta pesquisa contribuiu no entendimento de como o Trabalhador da Saúde lida com sua Saúde Mental, para rever estas atitudes, na tentativa de melhorar o atendimento aos usuários dos serviços de saúde.

Biografia do Autor

Edlaine Paseto Vitorassi

Psicóloga e Pesquisadora do estudo desenvolvido na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina “Saúde mental da equipe de saúde da família e seu reflexo no atendimento ao usuário”. Especialista em Saúde Pública.

Eliane Maria Stuart Garcez

Professora Orientadora da pesquisa desenvolvida na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina “Saúde mental da equipe de saúde da família e seu reflexo no atendimento ao usuário”. Especialista em Gestão de Saúde Pública. Doutora em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

30.04.2012

Como Citar

Vitorassi, E. P., & Garcez, E. M. S. (2012). O CUIDADO COM A SAÚDE MENTAL DOS USUÁRIOS E SEU REFLEXO NA SAÚDE MENTAL DA EQUIPE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 5(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/45