PROCESSO DECISÓRIO NO ÂMBITO DA SAÚDE PÚBLICA:

UMA VISÃO SOBRE A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC

Autores

  • Lucas Mello Pioner

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Conselhos de saúde, Gestão em saúde

Resumo

A formulação de políticas públicas em saúde implica tomada de decisões sobre políticas, regulamentações, atividades e serviços prestados. Este trabalho investigou o fluxograma decisório no âmbito da Estratégia de Saúde da Família de uma cidade do Sul do Brasil. Procurou-se enfatizar a participação dos coordenadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), conselheiros municipais de saúde e profissionais que atuam diretamente na prestação de serviços neste complexo processo. Entrevistas com essas diferentes categorias, além de consulta a documentos oficiais e àqueles disponibilizados pelo município na internet compuseram o material de estudo. Observou-se coerência no discurso dos entrevistados, que indicaram possuir espaço no processo decisório por meio de reuniões com as regionais de saúde, além de certa autonomia no desenvolvimento do processo de trabalho. Contudo, a participação pareceu ser predominantemente sob o enfoque operacional das ações em saúde. O fluxograma descrito não foi coerente com o apresentado pelo gestor central, que indicava uma interação entre profissionais de saúde e o Conselho Municipal de Saúde.

Biografia do Autor

Lucas Mello Pioner

Médico Sanitarista. Especialista em Gestão em Saúde. Especialista em Medicina de Família e Comunidade. Especialista em Medicina do Trabalho. Mestrando junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

31.08.2012

Como Citar

Pioner, L. M. (2012). PROCESSO DECISÓRIO NO ÂMBITO DA SAÚDE PÚBLICA:: UMA VISÃO SOBRE A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 5(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/81