O ENSINO A DISTÂNCIA E A PRÁTICA PROFISSIONAL: TEMÁTICAS DE INTERESSE DOS ENFERMEIROS DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Autores

  • Ana Paula Trombetta
  • Flávia Regina Souza Ramos
  • Maria José Mendes Brito

Palavras-chave:

Educação Continuada, Educação à Distância, Enfermagem

Resumo

Muitos enfermeiros sentem necessidade de aprimoramento profissional e por impossibilidade de afastamento do trabalho buscam alternativas de capacitação nos cursos de Ensino a Distância (EaD) conseguindo dessa forma associar a formação complementar com o trabalho diário. Este foi um estudo de revisão que teve por objetivo analisar o conteúdo dos trabalhos de conclusão de curso da especialização em linhas de cuidado urgência e emergência, bem como as principais temáticas de interesse dos profissionais que atuam nos cenários de emergências e pronto atendimento. Foram analisados 190 estudos, nos diversos dispositivos da rede de atenção a urgência e emergência e que apresentaram como principais temáticas de interesse: ações de educação permanente e de saúde; criação de protocolos/formulários e rotinas assistenciais; sistematização da assistência de enfermagem; implantação da classificação de risco nos serviços. Além disso, houve a preocupação com as temáticas referentes à saúde do trabalhador. As temáticas de interesse e os trabalhos desenvolvidos foram relevantes para a prática assistencial do enfermeiro nos diversos cenários de atuação e todos possuem relação direta com a prática assistencial não somente dos alunos da especialização, mas dos enfermeiros que atualmente estão inseridos na rede de atenção a urgência e emergência.

Publicado

01.05.2017

Como Citar

Trombetta, A. P., Ramos, F. R. S., & Brito, M. J. M. (2017). O ENSINO A DISTÂNCIA E A PRÁTICA PROFISSIONAL: TEMÁTICAS DE INTERESSE DOS ENFERMEIROS DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 10(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/95

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