AS NECESSIDADES ASSISTENCIAIS DO PERIOPERATORIO DA MASTECTOMIA

Autores

  • Leonardo Magela Lopes Matoso
  • Juce Ally Lopes de Melo
  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira

Palavras-chave:

Mastectomia, Período perioperatório, Assistência perioperatória, Enfermagem

Resumo

Este trabalho é uma revisão integrativa, que objetiva analisar a produção científica dedicada aos cuidados de enfermagem no perioperatório da mastectomia, com foco nas necessidades de cuidados das mulheres que são submetidas à retirada das mamas. O estudo abrangeu trabalhos publicados no período de 2003 a 2013, utilizando as bases LILACS, BDENF e Coleciona SUS, por meio dos descritores Mastectomia e Enfermagem, Período Perioperatório e Assistência Perioperatória. Foram selecionados 11 documentos: 10 artigos científicos elencados de acordo com os critérios de inclusão e uma tese de doutorado. Os achados evidenciaram que as mulheres sentem-se muito inseguras, vulneráveis e com medo antes de realizar a cirurgia e, que, muitas das vezes esses fatores são agravados pela falta de orientação, até mesmo o desconhecimento de como ocorre o processo cirúrgico. Imagem corporal afetada e desconforto físico no pós-operatório da mastectomia também foram evidenciados. Em suma, observou-se que os cuidados de enfermagem no perioperatório são fundamentais para um tratamento mais humanizado e isentos de complicações para as mulheres. No entanto, estes se encontram escassos e com orientações pouco esclarecedoras, sendo necessário um maior enfoque por parte da equipe com relação ao seu papel e cuidados prestados as mulheres nessa condição.

Biografia do Autor

Leonardo Magela Lopes Matoso

Acadêmico do Curso de Enfermagem da Universidade Potiguar – UnP e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), vincula ao Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM), fomentado pelo CNPq.

Juce Ally Lopes de Melo

Orientadora. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande/PB. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Potiguar - UnP, Campus Mossoró/RN.

Kalyane Kelly Duarte de Oliveira

Colaboradora. Doutoranda pelo Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Enfermagem pela UFRN. Especialista em Urgência e Emergência pela FACISA, Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UnP e licenciada e bacharelada em Enfermagem pela UERN. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Potiguar - UnP, Campus Mossoró/RN.

Publicado

30.04.2014

Como Citar

Matoso, L. M. L., Melo, J. A. L. de, & Oliveira, K. K. D. de. (2014). AS NECESSIDADES ASSISTENCIAIS DO PERIOPERATORIO DA MASTECTOMIA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/83