ESPECIFICIDADES DA SAÚDE DA MULHER ADOLESCENTE

Autores

  • Leonardo Magela Lopes Matoso
  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira

Palavras-chave:

Adolescente, Mulheres, Enfermagem

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca das especificidades da saúde da mulher adolescente. A amostra foi composta por cinco enfermeiros que prestam serviços assistenciais na atenção básica na cidade de Mossoró-RN. A metodologia foi de natureza quali-quantitativa, do tipo descritiva, onde se utilizou a entrevista semiestruturada para a coleta dos dados, os quais foram analisados através do método do Discurso do Sujeito Coletivo proposto por Lefévre e Lefévre (2006). As entrevistas foram realizadas de setembro a outubro de 2012. Os resultados deste estudo revelam que 40% dos enfermeiros conhecem as especificidades da mulher adolescente e 60% não conhecem, porém, todos trabalham na perspectiva do Programa de Saúde do Adolescente. Dos 60% que não conheceram, estes afirmaram trabalhar a mulher adolescente de forma generalista, como se trabalha com a mulher adulta e no foco do Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher. Compreende-se a adolescência e a juventude como fenômenos singulares na vida de cada indivíduo, caracterizados por diferentes influências socioculturais e marcado psicologicamente por intensos processos conflituosos e persistentes esforços de autoafirmação, correspondendo a fase de absorção dos valores sociais e elaboração de projetos que impliquem plena integração social é de grande necessidade que esse publico seja orientado.

Biografia do Autor

Leonardo Magela Lopes Matoso

Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade Potiguar-UnP, campus Mossoró (2010). Formado no curso técnico de Enfermagem da Escola Thereza Néo. Monitor bolsista no âmbito das bases biológicas da enfermagem, Semiologia e Semiotécnica e Bolsista do PIBIC, no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró.

Kalyane Kelly Duarte de Oliveira

Mestre em Enfermagem pela UFRN, Especialista em Urgência e Emergência pela FACISA, Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UnP e licenciada e bacharelada em Enfermagem pela UERN. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Potiguar - UnP, Campus Mossoró/RN.

Publicado

30.09.2013

Como Citar

Magela Lopes Matoso, L., & Duarte de Oliveira, K. K. (2013). ESPECIFICIDADES DA SAÚDE DA MULHER ADOLESCENTE. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/117