RISCOS DE ADOECIMENTO ENFRENTADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM DO SAMU:

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Olvani Martins da Silva
  • Rosana Amora Ascari
  • Diego Schiavinato
  • Marieli Cristina Ribeiro

Palavras-chave:

Equipe de enfermagem, Riscos ocupacionais, Enfermagem em emergência

Resumo

A equipe de Enfermagem do SAMU apresenta-se susceptível a vários riscos ocupacionais. O objetivo deste estudo foi investigar através da literatura os riscos de adoecimento enfrentados pela equipe de Enfermagem do SAMU. Utilizou-se como metodologia a revisão integrativa com publicações indexadas em banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo selecionado 8 (oito) artigos no período de 2006 a 2011. Como resultados, constatou-se que os riscos de adoecimento da equipe de enfermagem do SAMU estão relacionados aos fatores: físicos (ruídos e temperaturas elevadas como frio ou calor), químicos (contato com produtos químicos), biológicos (bactérias, vírus e fungos), psicológicos (estresse e agressão moral) e mecânicos (acidentes automobilísticos e lesões na pele). O resultado deste estudo mostrou que a Equipe de enfermagem está inserida em um local que favorece ao adoecimento, mas que com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual esses riscos poderão ser afastados.

Biografia do Autor

Olvani Martins da Silva

Enfermeira. Mestre em Terapia Intensiva. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do grupo de Pesquisa Enfermagem, Cuidado Humano e Processo Saúde-Adoecimento – UDESC. Chapecó, SC.

Rosana Amora Ascari

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva, Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Membro do Grupo de Estudos Sobre Saúde e Trabalho – GESTRA/UDESC.

Diego Schiavinato

Enfermeiro, Graduado pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Marieli Cristina Ribeiro

Acadêmica da 7ª fase do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Publicado

30.04.2014

Como Citar

Silva, O. M. da, Ascari, R. A., Schiavinato, D., & Ribeiro, M. C. (2014). RISCOS DE ADOECIMENTO ENFRENTADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM DO SAMU:: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/88

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)