ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM E AUDITORIA:

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Marlova Aparecida de Campos Vieira
  • Tania Maria Ascari
  • Olvani Martins da Silva
  • Rosana Amora Ascari

Palavras-chave:

Anotações de enfermagem, Auditoria de enfermagem, Assistência de enfermagem

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar como a literatura científica nacional e internacional aborda as anotações de enfermagem sob o prisma da auditoria de enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, no período de janeiro de 2010 ao janeiro de 2015. Para a busca dos artigos utilizou-se os descritores: “Assistência de enfermagem” AND “Anotações de enfermagem” AND “Auditoria de Enfermagem”. A validação do protocolo de revisão integrativa foi realizada por dois avaliadores ad hoc ao estudo. A amostra foi composta por seis estudos, sendo que quatro utilizaram avaliação de prontuários, uma pesquisa de campo e uma revisão bibliográfica. Os resultados apontam que o cenário atual dificulta a realização do processo de enfermagem, que a auditoria é retrospectiva e focada no processo contábil, na grande maioria os registros de enfermagem são insuficientes, prejudicando a continuidade e a legitimação do trabalho da enfermagem. A literatura sinaliza a responsabilidade pelo correto preenchimento do prontuário, do impacto financeiro e da qualidade assistencial decorrente da falha do processo de registros de enfermagem.

Biografia do Autor

Marlova Aparecida de Campos Vieira

Enfermeira. Especializanda em Auditoria de Serviços de Saúde pelo Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG).

Tania Maria Ascari

Enfermeira. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Cuidado Humano e Processo Saúde-Adoecimento.

Olvani Martins da Silva

Enfermeira. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Cuidado Humano e Processo Saúde-Adoecimento.

Rosana Amora Ascari

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da UDESC e do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG). Membro do Grupo de Estudos Sobre Saúde e Trabalho –GESTRA/UDESC.

Publicado

31.08.2015

Como Citar

Vieira, M. A. de C., Ascari, T. M., Silva, O. M. da, & Ascari, R. A. (2015). ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM E AUDITORIA:: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 8(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/141