AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA COMUNIDADE DE PESCADORES MANGA - MA

Autores

  • Phellype Kayyaã Luz
  • Diego de Sousa Pontes
  • Felipe Moreira Nunes
  • Mauro Sérgio Cruz Souza Lima
  • Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Educação em saúde, Enfermagem

Resumo

Este trabalho descreve ações de promoção da saúde para à prevenção de doenças e agravos na comunidade Manga, estado do Maranhão e Piauí. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, por meio da técnica de pesquisa-ação, realizada com 45 moradores, aprovada pelo CEP Nº 0214.0.045.000-11. Realizou-se um diagnóstico situacional em seguida, aplicou-se 04 oficinas sobre: saúde alimentar; Hipertensão arterial; Diabetes mellitus e saúde mamária. As oficinas elevaram o conhecimento da população, possibilitaram a discussão do processo saúde e doença e elucidaram dúvidas da comunidade em relação aos temas trabalhados. Ações de promoção da saúde constituem um forte instrumento para empoderamento educacional do processo saúde e doença.

Biografia do Autor

Phellype Kayyaã Luz

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Professor do Colégio Técnico Federal do Piauí, lotado no núcleo de enfermagem.

Diego de Sousa Pontes

Acadêmico de enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral UFPI/CAFS. Floriano, Piauí.

Felipe Moreira Nunes

Acadêmico de enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral UFPI/CAFS. Floriano, Piauí.

Mauro Sérgio Cruz Souza Lima

Biólogo, doutorado em biologia animal, docente adjunto da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano, Piauí.

Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa

Enfermeira, Doutorado em Enfermagem, docente do curso bacharelado em enfermagem na UPFPI/CAFS. Floriano, Piauí.

Publicado

31.08.2016

Como Citar

Kayyaã Luz, P., de Sousa Pontes, D., Moreira Nunes, F., Cruz Souza Lima, M. S., & Falcão Juvenal Barbosa, I. C. (2016). AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA COMUNIDADE DE PESCADORES MANGA - MA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 9(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/156