EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE MORTALIDADE INFANTIL E SOCIOECONÔMICOS NO MUNICÍPIO DE LAGES/SC NO PERÍODO DE 2000 A 2011

Autores

  • Tiago Santer
  • Olga Maria Panhoca da Silva
  • Vanessa Luiza Tuono Jardim

Palavras-chave:

Mortalidade infantil, Fatores socioeconômicos, Gestão em saúde

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de descrever e contextualizar a mortalidade infantil no município de Lages em relação ao estado de Santa Catarina e à região Sul do Brasil, através das condições socioeconômicas observadas no período de 2000 à 2011. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa com dados retrospectivos de fontes secundárias. Os indicadores socioeconômicos foram relacionados com a taxa de mortalidade infantil através do cálculo do coeficiente de determinação e gráfico de dispersão. A taxa de mortalidade infantil e seus componentes, exceto a taxa de mortalidade infantil neonatal tardia, apresentaram redução no período estudado. Os indicadores: taxa de analfabetismo, proporção de pobres e PIB per capita apresentaram relação linear forte com a mortalidade infantil no período estudado. A mortalidade neonatal tardia apresentou aumento no período estudado para o município de Lages/SC.

Biografia do Autor

Tiago Santer

Graduação em Enfermagem/Ênfase em Saúde Pública pela UDESC. Especialista em Gestão em Saúde pelo IFSC. Especialista em Saúde Pública e Saúde Mental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialista em Saúde da Família pela UFSC. Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família em Lages/SC.

Olga Maria Panhoca da Silva

Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Odontologia pela USP. Mestrado e doutorado em Saúde Pública pela USP e Pós-doutorado no departamento de Epidemiologia da FSP/USP. Pós-doutorado do no departamento de Geografia da UFPR. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Vanessa Luiza Tuono Jardim

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela USP. Especialista em Educação Profissional de Jovens e Adultos pelo IFSC. Mestre em Saúde Pública pela USP. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSC. Docente do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar. Pesquisadora do IFSC e pesquisadora convidada da USP. Líder do Grupo de Pesquisa de Promoção da Saúde - IFSC e membro do grupo PRÁXIS - UFSC.

Publicado

30.04.2014

Como Citar

Santer, T., Silva, O. M. P. da, & Jardim, V. L. T. (2014). EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE MORTALIDADE INFANTIL E SOCIOECONÔMICOS NO MUNICÍPIO DE LAGES/SC NO PERÍODO DE 2000 A 2011. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/86