FATORES EXPLICATIVOS DA MORTALIDADE POR TUBERCULOSE EM ADULTOS NO NORDESTE

Autores

  • Telmo Cristiano Gomes da Silva
  • Clarice César Marinho Silva
  • Neir Antunes Paes

Palavras-chave:

Tuberculose, Mortalidade, Região Nordeste

Resumo

Um dos componentes fundamentais da demografia é a mortalidade. Os índices de mortalidade subsidiam gestores públicos em saúde a identificar como e onde investir na saúde de uma população. A mortalidade por Tuberculose permanece como uma das preocupações em regiões de menor desenvolvimento econômico, como o Nordeste brasileiro. Sendo, assim, o presente estudo teve-se como objetivo verificar a relação da mortalidade por Tuberculose com fatores explicativos na citada região. O estudo foi de tipo transversal no ano 2008. As fontes dos dados foram o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Saúde e Sistema FIRJAN. Os passos metodológicos foram: estudar a qualidade das estatísticas de óbitos; aplicar o método estatístico de análise de regressão linear para verificar o grau de relação que os fatores explicativos escolhidos para o estudo tinham com a mortalidade por Tuberculose. Concluiu-se que alguns fatores socioeconômicos, ocupação e doenças como HIV e Pneumonia evidenciaram uma relação significativa com a mortalidade por Tuberculose no Nordeste brasileiro.

Biografia do Autor

Telmo Cristiano Gomes da Silva

Graduação em Bacharelado Em Estatística. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. Mestrado em andamento em Modelos de Decisão e Saúde (Conceito CAPES 3). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Clarice César Marinho Silva

Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil. Especialização em Enfermagem do Trabalho. (Carga Horária: 430h). Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil. Mestrado em andamento em Modelos de Decisão e Saúde (Conceito CAPES 3). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Neir Antunes Paes

Graduação em Licenciatura Curta Em Ciências e Matemática. Centro de Ciências do Nordeste. Graduação em Estatística. Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil. Especialização em Pós-Graduação Em Demografia. Centro Latino Americano de Demografia. Mestrado em Estatística (Conceito CAPES 7). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Doutorado em Demografia. University of London, UL, Inglaterra. Pós-Doutorado. Johns Hopkins University. Pós-Doutorado. Faculdade de Saúde Pública da Universidade do Porto.

Publicado

30.04.2014

Como Citar

Silva, T. C. G. da, Silva, C. C. M., & Paes, N. A. (2014). FATORES EXPLICATIVOS DA MORTALIDADE POR TUBERCULOSE EM ADULTOS NO NORDESTE. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/87