PREVALÊNCIA DE QUEDAS ENTRE IDOSOS FREQUENTADORES DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PALMITOS, SANTA CATARINA, E FATORES ASSOCIADOS

Autores

  • Tiago Santer
  • Carolina Fajardo Valente Pagliarin Bruggemann
  • Olga Maria Panhoca da Silva

Palavras-chave:

Epidemiologia, Acidentes por queda, Enfermagem em saúde comunitária, Serviços de saúde para idosos

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a prevalência de quedas e a influência de variáveis associadas entre os idosos frequentadores das Unidades Básicas de Saúde do município de Palmitos, Santa Catarina, realizado em 2009. Trata-se de um estudo exploratório através de um dimensionamento amostral, caracterizado por uma amostra de 178 idosos (com idade maior ou igual a 60 anos), residentes em Palmitos e que frequentaram as Unidades Básicas de Saúde do município. A prevalência de quedas foi de 30,9%, dos quais 34,8% ocorreram com mulheres. Entre os idosos que sofreram quedas, 16,4% referiu fratura na primeira queda e 7,1%, na segunda. Entre as mulheres, a prevalência de quedas associou-se aos perfis: a) idade maior ou igual a 80 anos; b) viúva; c) estar ativa e não ter renda. Entre os homens, o maior risco para quedas ocorre entre os viúvos e com idade superior a 80 anos. O conhecimento do perfil dos idosos que sofreram queda (s) possibilita que os profissionais da saúde estabeleçam estratégias que possam contribuir para que o idoso possa ter uma vida com menos riscos às quedas e assim, continuar a envelhecer de forma saudável e ativa.

Biografia do Autor

Tiago Santer

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Especialista Saúde Pública e Saúde Mental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família do Município de Lages, Santa Catarina, Brasil.

Carolina Fajardo Valente Pagliarin Bruggemann

Graduação em enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano. Especialista em Educação Profissional na área da saúde: Enfermagem; e em Gestão de Serviços Públicos de Saúde. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Diretora de Qualidade e Desenvolvimento do Hospital Regional Teresinha Gaio Basso (HRTGB) e pertence ao corpo Docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Olga Maria Panhoca da Silva

Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo. Mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado. Pós-doutorado do Departamento de Geografia da UFPR. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Publicado

31.08.2012

Como Citar

Santer, T., Bruggemann, C. F. V. P., & Silva, O. M. P. da. (2012). PREVALÊNCIA DE QUEDAS ENTRE IDOSOS FREQUENTADORES DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PALMITOS, SANTA CATARINA, E FATORES ASSOCIADOS. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 5(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/80