TRABALHAR NO SAMU: FACILIDADES E DIFICULDADES PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DOS ENFERMEIROS EM UM ESTADO DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Estudo exploratório descritivo que teve como objetivo identificar as principais dificuldades e facilidades encontradas pelos enfermeiros na realização do seu trabalho, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de um estado da região sul do Brasil. A amostra totalizou 63 enfermeiros, e a coleta de dados foi realizada em fevereiro de 2014. Os dados foram analisados através da análise temática de conteúdo com suporte da teorização sobre o processo de trabalho da enfermagem. As facilidades e as dificuldades expressadas estão apresentadas em relação às subcategorias: objeto de trabalho, relações de trabalho e condições de trabalho. As dificuldades para a realização do trabalho totalizaram 131 citações (48,5%) e as facilidades 139 citações (51,5%). As duas categorias destacaram referência às condições de trabalho com 60,3% das citações para as dificuldades e 64,7% para as facilidades. As citações relacionadas às facilidades superaram o número de citações que representaram as dificuldades, o que permitiu uma leitura positiva do cenário de trabalho dos enfermeiros no SAMU.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.