SERVIÇOS PÚBLICOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL EM FISIOTERAPIA VINCULADOS AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM SANTA CATARINA

Autores

  • Gabriella de Almeida Raschke Medeiros
  • Maria Cristina Marino Calvo

Palavras-chave:

Fisioterapia, Serviços de saúde, Sistemas de informação

Resumo

Este estudo objetivou descrever a distribuição dos serviços públicos de média complexidade ambulatorial (próprios e credenciados) ofertados pelo SUS em Santa Catarina por meio de estudo descritivo exploratório utilizando dados secundários do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (serviços cadastrados até fevereiro/2013) e do SIA (produção ambulatorial de janeiro/2012 a janeiro/2013). As variáveis investigadas foram: município e região de localização do serviço; nível de complexidade; tipo de unidade de saúde na qual o serviço se localiza; tempo de prestação de serviços de fisioterapia ao SUS; número de fisioterapeutas cadastrados; especialidades atendidas; quantidade de procedimentos ambulatoriais. Para a análise de cobertura verificou-se a população total estimada para 2012. Até fevereiro de 2013 estavam estruturados 289 serviços públicos de fisioterapia (151 próprios e 138 credenciados) com volume de 1.470.706 de procedimentos realizados. Os resultados indicam que 52% destes serviços são próprios, a quantidade de profissionais e de estabelecimentos é semelhante entre serviços próprios e credenciados, contudo, a quantidade de procedimentos é quatro vezes maior entre os credenciados. Pontua-se incipiente registro de informações específicas para a fisioterapia nestas bases, demonstrada pela irregularidade dos registros, subnotificação dos dados, campos desatualizados ou sem preenchimento. Espera-se que este estudo possa estimular ações de capacitação para o preenchimento correto dos SIS, bem como sua utilização rotineira pelas equipes de fisioterapia para o planejamento das ações em saúde.

Biografia do Autor

Gabriella de Almeida Raschke Medeiros

Fisioterapeuta graduada pela Univali (Itajaí/SC), especialista em Dermato Funcional pelo CBES e Mestre em Saúde Pública pela UFSC.

Maria Cristina Marino Calvo

Possui graduação em Odontologia - Baurú pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação em saúde, saúde bucal coletiva, comportamento alimentar e atenção básica.

Publicado

31.08.2014

Como Citar

Medeiros, G. de A. R., & Calvo, M. C. M. (2014). SERVIÇOS PÚBLICOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL EM FISIOTERAPIA VINCULADOS AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM SANTA CATARINA . Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/109