GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE EM MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO

Autores

  • Alba Regina Silva Medeiros
  • Ageo Mario Candido Silva
  • Maria Angela Conceição Martins

Palavras-chave:

Gestão do trabalho, Administração de Recursos Humanos, Políticas

Resumo

Objetiva conhecer a situação de municípios de Mato Grosso no que se refere à gestão do trabalho, suas características e implementação. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com análise de casos múltiplos, utilizando técnicas de entrevista semi estruturada, questionário auto- aplicável e análise documental. Mapeou-se a estrutura do setor, o perfil dos gerentes e as atividades desenvolvidas nos municípios de pequeno e médio porte selecionados em Mato Grosso. Os dados coletados mostraram semelhantes aos encontrados em pesquisa nacional, em municípios de grande porte. Observou-se algumas conquistas na gestão do trabalho em saúde no âmbito do SUS. Dentre elas, a realização de concursos, a criação e implantação de leis de cargos, carreira e salários. Por outro lado, há evidência sobre o papel subordinado que o setor de recursos humanos ainda ocupa na gestão do SUS; a carência de estrutura física e de pessoal; insuficiente qualificação dos gerentes; quase nenhuma autonomia; inexistência de mesa de negociação do trabalho, entre outros aspectos, configurando assim uma situação preocupante sobre a gestão do trabalho nos municípios pesquisados. Espera-se com os resultados, contribuir na formulação das políticas públicas nos municípios, fortalecendo a área de Gestão do Trabalho no SUS.

Biografia do Autor

Alba Regina Silva Medeiros

Enfermeira, Cirurgia dentista, Mestre em Saúde Coletiva e Professora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva/ISC/UFMT e Pesquisadora da Estação de Trabalho do Observatório Recursos.

Ageo Mario Candido Silva

Farmacêutico-bioquímico, Doutor em Saúde Pública e Professor do Curso de Graduação em Saúde Coletiva/ISC/UFMT e Pesquisador/Orientador do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva/ISC/UFMT.

Maria Angela Conceição Martins

Fisioterapeuta, Mestre em saúde Coletiva, Professora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva/ISC/UFMT e Pesquisadora da Estação de Trabalho do Observatório Recursos.

Publicado

31.08.2015

Como Citar

Medeiros, A. R. S., Silva, A. M. C., & Martins, M. A. C. (2015). GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE EM MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 8(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/146