SIGNIFICADOS E REPERCUSSÕES DO ADOECIMENTO RELACIONADO AO TRABALHO PARA TRABALHADORES ATENDIDOS NA PERÍCIA MÉDICA DO INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL

Autores

  • Ana Carolina Couto Robles
  • Juliana da Silveira

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Doenças do trabalho, Laudo pericial, LER/DORT

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar os significados e repercussões do adoecimento relacionado ao trabalho para trabalhadores atendidos na Perícia Médica do Instituto Nacional de Seguridade Social de Florianópolis. É um estudo de caso, com abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada. A amostra estudada constituiu-se de 4 trabalhadores que aguardavam atendimento na Perícia Médica. A análise foi realizada pelo processo hermenêutico-dialético. Obteve-se como resultados que para os trabalhadores, as causas do adoecimento relacionam-se ao excesso de trabalho, controle de chefias, pressão por produtividade, condições ergonômicas inadequadas e acidente de trabalho. Como contribuição ressalta-se a importância de intervenções multidisciplinares e intersetoriais visando à proteção e promoção da saúde desses trabalhadores.

Biografia do Autor

Ana Carolina Couto Robles

Cirurgiã dentista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Odontologia - Universidade Federal de Santa Catarina - Área de Concentração: Odontopediatria.

Juliana da Silveira

Graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Pós Graduação: Aperfeiçoamento em Saúde do trabalhador. Escola de Saúde Pública de Santa Catarina.

Publicado

31.07.2009

Como Citar

Robles, A. C. C., & Silveira, J. da. (2009). SIGNIFICADOS E REPERCUSSÕES DO ADOECIMENTO RELACIONADO AO TRABALHO PARA TRABALHADORES ATENDIDOS NA PERÍCIA MÉDICA DO INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 2(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/17