AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DA LEI PORTUGUESA DE PREVENÇÃO DO TABAGISMO NO SECTOR DA RESTAURAÇÃO

Autores

  • Carles Ariza
  • Esteve Fernández
  • Luís Rebelo
  • José Alberto Gomes Precioso
  • José Manuel Calheiros
  • Manel Nebot
  • Maria José López

Palavras-chave:

Tabaco, Prevenção, Controle, Consumo, Saúde Pública

Resumo

O objectivo deste estudo é avaliar o cumprimento da nova legislação no sector da restauração e similares. Realizou-se na cidade de Braga – Portugal, em 2008. Foram objecto de observação: restaurantes com mais de 100 m2 (14); restaurantes com menos de 100 m2 (16); cafés, pastelarias e similares (29); e bares, pubs e discotecas (10). 76,8% dos locais da restauração e similares optaram por se declarar espaços sem fumo. A maior taxa de adesão encontra-se nos restaurantes com mais de cem metros (85,7%) e a menor nas discotecas, bares e pubs (70,5%).

Biografia do Autor

Carles Ariza

Doctor en Medicina. Especialista en Medicina Preventiva y Salud Pública. Técnico Superior del Servicio de Evaluación y Métodos de Intervención en la Agència de Salut Pública de Barcelona, Barcelona, Espanha.

Esteve Fernández

Doctor em Medicina; Profesor Titular de la Facultad de Medicina, Universitat de Barcelona; Investigador del Instituto Catalão de Oncologia de Barcelona, Barcelona, Espanha.

Luís Rebelo

Doutorado em Medicina Geral e Familiar. Docente e Investigador na Faculdade de Medicina de Lisboa. Médico de família do Centro de Saúde de Alvalade – Lisboa, Portugal.

José Alberto Gomes Precioso

Doutorado em Ensino das Ciências; Docente e investigador no Instituto de Educação e Psicologia, Braga, Portugal, Universidade do Minho.

José Manuel Calheiros

Doutorado em Antropologia Médica e Mestre em Saúde Pública (University of Connecticut, EUA); Professor Catedrático de Epidemiologia e de Medicina Preventiva na Faculdade de Ciências da Saúde, Portugal, Universidade da Beira Interior.

Manel Nebot

Doctor en medicina. Jefe del Servicio de Evaluacion y Metodos de Intervencion, Agencia de Salud Publica de Barcelona e Profesor asociado, Departament de Ciencias Experimentales y de la Salud, Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha.

Maria José López

Doctora en Salud Pública y Metodología de la Investigación Biomédica. Investigadora en la Agencia de Salud Pública de Barcelona, Barcelona, Espanha.

Publicado

31.07.2009

Como Citar

Ariza, C., Fernández, E., Rebelo, L., Precioso, J. A. G., Calheiros, J. M., Nebot, M., & López, M. J. (2009). AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DA LEI PORTUGUESA DE PREVENÇÃO DO TABAGISMO NO SECTOR DA RESTAURAÇÃO. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 2(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/3