AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DE UMA COMUNIDADE DO MUNICÍPIO DE PORTO UNIÃO EM SANTA CATARINA

Conteúdo do artigo principal

Maria Cristina Haneiko Gomercindo
Eliane Maria Stuart Garcez

Resumo

O artigo objetiva avaliar a capacidade funcional de sessenta idosos residentes na área de abrangência da Unidade Estratégia Saúde da Família Cohab, do Município de Porto União, em Santa Catarina, a fim de traçar um comparativo entre aqueles que praticam regularmente algum tipo de atividade física e idosos sedentários residentes na mesma comunidade. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa exploratório/descritiva, com abordagem quanti/quali. Como resultado identificou-se, no que concerne a Atividades de Vida Diária, com maior número de dependência o banho, o vestuário, a higiene e as transferências e, com relação a Atividades Instrumentais de Vida Diária, entre as mulheres arrumar a casa é a atividade com maior número de dependência e entre os homens preparar as próprias refeições. Conclui-se que a realização das Atividades de Vida Diária Básicas e Atividades Instrumentais de Vida Diária são diretamente influenciadas pelas práticas regulares de algum tipo de atividade física da população idosa.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gomercindo, M. C. H., & Garcez, E. M. S. (2012). AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DE UMA COMUNIDADE DO MUNICÍPIO DE PORTO UNIÃO EM SANTA CATARINA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 5(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/66
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Cristina Haneiko Gomercindo

Fisioterapeuta e Pesquisadora do Curso de Pós-graduação em Saúde Pública realizado na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina. Especialista em Saúde Pública.

Eliane Maria Stuart Garcez

Professora Orientadora da pesquisa realizada na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina. Especialista em Gestão de Saúde Pública. Doutora em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina.