O ADOECIMENTO PSÍQUICO EM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM

Autores

  • Simone Seemann
  • Eliane Maria Stuart Garcez

Palavras-chave:

Saúde mental, Equipe de enfermagem, Saúde do trabalhador

Resumo

Este artigo objetiva identificar os principais fatores que contribuem para o estresse dos técnicos de enfermagem da clínica médica de um Hospital Geral em Santa Catarina. Portanto, trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e observacional, que se utilizou de abordagem quali/quantitativa. Como resultado pôde-se constatar que o nível de estresse dos técnicos de enfermagem, no momento da pesquisa foi de 53,84% e se encontram na fase III de exaustão e esgotamento; 38,46% na fase II de luta e resistência. Desta forma, detectou-se que os estressores existem, e estão afetando de forma relevante os profissionais da saúde que atuam no referido Hospital. Espera-se que esses resultados possam ser refletidos no dia a dia das práticas em saúde, já que, de acordo com esse estudo, profissionais da saúde estão gradativamente adoecendo em seus ambientes de trabalho.

Biografia do Autor

Simone Seemann

Psicóloga e Pesquisadora do Curso de Pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial realizado na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina. Especialista em Saúde Mental.

Eliane Maria Stuart Garcez

Professora Orientadora da pesquisa realizada na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina. Especialista em Gestão de Saúde Pública. Doutora em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

31.08.2012

Como Citar

Seemann, S., & Garcez, E. M. S. (2012). O ADOECIMENTO PSÍQUICO EM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 5(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/69