O JOGO E O BRINCAR:

UMA AÇÃO ESTRATÉGICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL

Autores

  • Fernanda Pimentel Pacheco
  • Eliane Maria Stuart Garcez

Palavras-chave:

Saúde mental, Promoção da saúde, Jogos e brinquedos, Interação social

Resumo

A pesquisa objetivou vivenciar a interação CAPS X Lúdico por meio do jogo e do brincar, num grupo intitulado Grupo de Cidadania/Lúdico, visando à promoção da saúde mental dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial, no município de Imbituba, Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa-ação, que se utilizou de observação participante, de registro de imagens em máquina fotográfica e em diário de campo. A partir daí, identificou-se, mediante quinze intervenções em campo, que o jogo e o brincar proporcionaram à saúde mental dos envolvidos, ao favorecer a socialização, a autonomia e o empoderamento, garantindo a possibilidade de desenvolver autoestima, inclusão, interação com partilha do poder de decisão e consolidação de ambientes favoráveis à saúde além dos muros do CAPS. Como contribuição, o estudo possibilitou a articulação entre teoria e prática, ampliou o universo de referências e de extensão à comunidade, bem como possibilitou aos usuários e técnicos do CAPS, trocas de experiências, informações e conhecimento, o que implicou na melhoria da qualidade de vida dos usuários do CAPS e a ampliação dos recursos de trabalho da Equipe de Saúde Mental.

Biografia do Autor

Fernanda Pimentel Pacheco

Psicóloga e Pesquisadora do estudo desenvolvido na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina “O jogo e o brincar na promoção da saúde”. Especialista em Saúde Pública.

Eliane Maria Stuart Garcez

Professora Orientadora da pesquisa desenvolvida na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina “O jogo e o brincar na promoção da saúde mental”. Especialista em Gestão de Saúde Pública. Doutora em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

30.04.2012

Como Citar

Pacheco, F. P., & Garcez, E. M. S. (2012). O JOGO E O BRINCAR:: UMA AÇÃO ESTRATÉGICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 5(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/46