O JOGO E O BRINCAR:
UMA AÇÃO ESTRATÉGICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL
Palavras-chave:
Saúde mental, Promoção da saúde, Jogos e brinquedos, Interação socialResumo
A pesquisa objetivou vivenciar a interação CAPS X Lúdico por meio do jogo e do brincar, num grupo intitulado Grupo de Cidadania/Lúdico, visando à promoção da saúde mental dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial, no município de Imbituba, Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa-ação, que se utilizou de observação participante, de registro de imagens em máquina fotográfica e em diário de campo. A partir daí, identificou-se, mediante quinze intervenções em campo, que o jogo e o brincar proporcionaram à saúde mental dos envolvidos, ao favorecer a socialização, a autonomia e o empoderamento, garantindo a possibilidade de desenvolver autoestima, inclusão, interação com partilha do poder de decisão e consolidação de ambientes favoráveis à saúde além dos muros do CAPS. Como contribuição, o estudo possibilitou a articulação entre teoria e prática, ampliou o universo de referências e de extensão à comunidade, bem como possibilitou aos usuários e técnicos do CAPS, trocas de experiências, informações e conhecimento, o que implicou na melhoria da qualidade de vida dos usuários do CAPS e a ampliação dos recursos de trabalho da Equipe de Saúde Mental.