GRAVIDEZ NA ADOLECÊNCIA: PERFIL DAS GESTANTES E PUÉRPERAS E FATORES ASSOCIADOS

Autores

  • Aline Rios Simões

Palavras-chave:

Gravidez na adolescência, Gravidez, Saúde do adolescente, Enfermagem

Resumo

A gravidez na adolescência vem sendo discutida pela sociedade e debatida pelos meios de comunicação nos últimos 30 anos. Nesta proposta procurou-se investigar em que contexto social as gestantes e puérperas adolescentes de Balneário Barra do Sul estão inseridas, as características dessas jovens e os motivos que as levaram a uma relação sexual precoce, desprotegida e a uma gravidez. Optou-se por uma investigação quanti-qualitativa. Participaram da pesquisa cinco gestantes e dez puérperas adolescentes acompanhadas pelo Programa de Pré-Natal do município entre dezembro de 2006 e março de 2007. Foi utilizado um questionário, contendo questões abertas e fechadas referentes às condições sociodemográficas e econômicas, sobre o processo de amadurecimento sexual e decisão de manter relação sexual. Os resultados da pesquisa demonstraram que a gestação na adolescência está relacionada à falta de estrutura familiar, ao baixo grau de instrução dos pais e à cultura local. Demonstraram também falta de orientação sexual por parte da família, da escola e dos serviços de saúde. Medo e angústia foram alguns dos sentimentos expressados diante da gestação, mas sentimentos negativos não foram evidenciados. As modificações ocorridas na família foram significativas, principalmente na vida das jovens adolescentes que abandonaram a escola, viram-se mães ao descobrirem o sexo e pularam etapas importantes do seu desenvolvimento. Por tudo isso, torna-se evidente o papel dos profissionais de saúde na atuação junto aos adolescentes.

Biografia do Autor

Aline Rios Simões

Graduação em Enfermagem pela Fundação Universidade do Rio Grande. Especialista em Programa de Saúde da Família pela Universidade da Região de Joinville. Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Brasileiro de Estudos em Saúde. Enfermeira do Trabalho da Saúde Ocupacional do Estado de Santa Catarina –Subsecção Joinville.

Publicado

30.06.2010

Como Citar

Rios Simões, A. (2010). GRAVIDEZ NA ADOLECÊNCIA: PERFIL DAS GESTANTES E PUÉRPERAS E FATORES ASSOCIADOS. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 3(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/22