A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM NA SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Ana Cristina Oliveira da Silva Hoffmann
  • Maria de Fátima Mota Zampieri

Palavras-chave:

Enfermagem, Adolescência, Sexualidade

Resumo

Este estudo pretende compartilhar conhecimentos sobre uma fase de grande complexidade do desenvolvimento humano, a adolescência. Enfocam-se questões relativas à saúde reprodutiva, aos direitos reprodutivos e sexuais nesse período. Descreve-se a experiência do profissional da enfermagem ao trabalhar a sexualidade e a contracepção no Centro de Saúde, através do programa de planejamento familiar e da orientação a grupos de adolescentes, na família, durante as visitas domiciliares, e, na escola, com oficinas de construção e socialização de conhecimentos, aumentando a potencialidade dessa clientela para se cuidar e agir.

Biografia do Autor

Ana Cristina Oliveira da Silva Hoffmann

Enfermeira Obstetra e da Saúde Familial pela UFSC, Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Professora do Curso de Enfermagem da UNIVALI e Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de São José.

Maria de Fátima Mota Zampieri

Professora Assistente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Enfermagem pela UFSC, Mestre em Assistência de Enfermagem pela UFSC e Especialista em Obstetrícia Social e Neonatal, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e do RN-UFSC.

Publicado

31.07.2009

Como Citar

Hoffmann, A. C. O. da S., & Zampieri, M. de F. M. (2009). A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM NA SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 2(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/1