SATISFAÇÃO DO USUÁRIO COMO INDICADOR DE QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Pesquisa sobre Serviços de Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Satisfação do PacienteResumo
Revisão narrativa da literatura com o objetivo de conhecer a satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família. Conhecer a satisfação dos usuários em relação aos serviços de saúde de um lado, pode representar para a gestão a possibilidade efetiva de reavaliação, ao seu tempo, das políticas públicas destinadas ao cuidado da saúde das pessoas na atenção básica. De outro lado, buscar quantificar a qualidade de serviços de saúde, tendo como foco a satisfação do usuário, pode representar ampliação da visibilidade do usuário, reforçando a idéia de ator social que constrói e usufrui das políticas públicas do setor saúde, exercendo, direta ou indiretamente, o seu papel no controle social do Sistema Único de Saúde.