AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DA GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA EM JARAGUÁ DO SUL NO ANO DE 2007

Autores

  • Reginaldo Panstein
  • César Augusto Trinta Weber

Palavras-chave:

Assistência Farmacêutica, Avaliação de Serviços de Saúde, Sistemas de Saúde

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar o grau de satisfação dos usuários e médicos do sistema público de saúde com a gestão da assistência farmacêutica básica em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, durante o ano de 2007. A metodologia empregada foi a revisão sistemática não exaustiva associada à técnica da pesquisa de opinião. Os resultados, considerando-se a avaliação geral dos participantes, foram satisfatórios em 87% entre os usuários e em 55% entre os médicos. A contribuição deste trabalho foi reafirmar a importância da utilização, pelos gestores, de pesquisa de opinião para aferir a qualidade e satisfação com os serviços de saúde.

Biografia do Autor

Reginaldo Panstein

Graduação em Administração/Universidade Regional de Blumenal. Especialista em Auditoria e Gestão de Contas Públicas no SUS pela Universidade da Região de Joinville; Secretaria Municipal da Saúde. Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brasil.

César Augusto Trinta Weber

Graduação em Medicina/Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Doutorando no Departamento de Psiquiatria/Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Professor, Escritor, Especialista em Administração Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica do RS e em Gestão de Saúde pela Universidade Federal do RS. Médico Auditor/Especialista em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

31.12.2010

Como Citar

Panstein, R., & Trinta Weber, C. A. (2010). AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DA GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA EM JARAGUÁ DO SUL NO ANO DE 2007. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 3(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/28