ANÁLISE DO SISTEMA DE REFERÊNCIA E CONTRA-REFERÊNCIA EM UM SERVIÇO PÚBLICO DE ODONTOLOGIA

Autores

  • Luiz Gustavo Teixeira Martins
  • Jefferson Traebert
  • Fernanda Guglielmi Faustini Sônego

Palavras-chave:

SUS, Assistência à saúde, Odontologia

Resumo

Analisar o sistema de referência e contra-referência em endodontia em um serviço público de odontologia. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e descritivo, realizado por meio de questionário estruturado, para investigar com usuários, a estratégia de encaminhamentos. Foram comparados encaminhamentos feitos por dentistas pós-graduados, em Residência Multiprofissional, àqueles que não possuíam pós-graduação na área. Os locais de estudos foram o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e as Estratégias Saúde da Família (ESF) dos bairros Paraíso, Ana Maria, Mineira Velha e São Simão. A amostra (n=40) foi composta pelos usuários, referenciados, e contra-referenciados de abril de 2011 a julho de 2012. Os dados obtidos foram analisados e avaliados pelo programa SPSS 18.0 para Windows. Foram estatisticamente significativas as questões que obtiveram p<0,05. Dos usuários estudados, que finalizaram o tratamento, 82,4% foram encaminhados pelos pós-graduados e 60,9%, pelos sem pós-graduação. A média entre os dias do encaminhamento e o início do tratamento, foi de 5,4 dias (DP±4,1) e de 19,1 dias (DP±37,3) e entre os dias do início do tratamento e a conclusão do mesmo, foi de 80 dias (DP±32,7) e 73,8 dias (DP±32,7), respectivamente. O sistema de referência e contra-referência para a endodontia, na Odontologia Pública de Criciúma-SC foi resolutiva.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Teixeira Martins

Cirurgião-Dentista, Aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

Jefferson Traebert

Cirurgião-Dentista, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

Fernanda Guglielmi Faustini Sônego

Cirurgiã-Dentista, Doutor, Docente do Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense e tutora da Odontologia na Residência em Atenção Básica/Saúde da Família – UNESC.

Publicado

30.09.2013

Como Citar

Teixeira Martins, L. G., Traebert, J., & Guglielmi Faustini Sônego, F. (2013). ANÁLISE DO SISTEMA DE REFERÊNCIA E CONTRA-REFERÊNCIA EM UM SERVIÇO PÚBLICO DE ODONTOLOGIA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(4). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/128