A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA ODONTOLOGIA BRASILEIRA

Autores

  • Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello
  • João Carlos Caetano
  • Mirelle Finkler
  • Renata Goulart Castro

Palavras-chave:

Serviços de saúde, Odontologia estatal, Regulação governamental, Setor privado, Saúde bucal

Resumo

A partir da promulgação da Constituição Federal do Brasil, em 1988, o Estado assumiu a responsabilidade pela saúde no país, tanto por meio da atenção e assistência direta à saúde dos cidadãos, como indiretamente, pela regulação do setor suplementar da saúde. Sendo assim, entender como o público e o privado integram e agem articuladamente na área da saúde e, mais especificamente na Odontologia, contribui para o melhor planejamento e atendimento dos problemas de saúde da população. O objetivo deste artigo é discutir alguns aspectos desta relação que surge das esferas pública e privada na oferta de serviços odontológicos, no sistema de saúde brasileiro, seus limites, conflitos e interdependências. Para tanto, os autores iniciam analisando o público-privado na saúde, tratam da oferta pública e privada dos serviços odontológicos, incluindo questões relacionadas à regulação estatal do setor suplementar, e finalmente, discutem a interface público-privado na assistência odontológica. Concluem que a efetiva melhoria da condição geral de saúde bucal da população dependerá de políticas públicas que tomem em conta a necessidade da coordenação entre o público e o privado, dada a complexidade das interconexões e interdependências entre esses setores.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello

Doutora em Enfermagem e Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva. Professora Substituta do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

João Carlos Caetano

Doutor em Odontologia Social Sanitarista do Governo do Estado de Santa Catarina. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mirelle Finkler

Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva. Professora Voluntária do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Renata Goulart Castro

Doutoranda em Odontologia em Saúde Coletiva. Professora Substituta do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

31.07.2009

Como Citar

Mello, A. L. S. F. de, Caetano, J. C., Finkler, M., & Castro, R. G. (2009). A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA ODONTOLOGIA BRASILEIRA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 2(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/2