ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE PRESTADORES DE SERVIÇOS E OPERADORAS DE PLANOS ODONTOLÓGICOS: VISÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA

Autores

  • Fernanda Cristina Bertram de Moraes
  • Mirelle Finkler
  • Daniela Garbin Neumann
  • João Carlos Caetano

Palavras-chave:

Saúde suplementar, Planos de pré-pagamento em saúde, Odontologia, Mercado de trabalho, Sistema Único de Saúde

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório e transversal, de cunho quantitativo, que buscou conhecer as potencialidades e limitações da Saúde Suplementar sob a visão de cirurgiões-dentistas prestadores de serviços. Por meio de uma correspondência eletrônica, os cirurgiões registrados no Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina e com endereço eletrônico foram convidados a participar, respondendo a um questionário on-line com questões fechadas e abertas. Os resultados das respostas dos 157 participantes indicaram que o credenciamento interfere na autonomia profissional; a principal insatisfação está relacionada ao baixo retorno financeiro; há diminuição da qualidade do atendimento em comparação ao privado; a maioria pretende se descredenciar. Mas reconhecem que o credenciamento tende a aumentar o fluxo de pacientes, compartilham a preocupação em desenvolver uma assistência ética e consideram que o crescimento do setor é positivo para a população. Tais resultados permitem uma melhor compreensão dos conflitos vivenciados no âmbito da microrregulação da atenção à saúde bucal e apontam para a necessidade de uma intervenção mais direta por parte da Agência Nacional de Saúde.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Bertram de Moraes

Graduanda do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mirelle Finkler

Doutorado em Odontologia (Odontologia em Saúde Coletiva) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2009), Professora Permanente da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Daniela Garbin Neumann

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (1996), Especialização em Odontologia do Trabalho (2005), Mestrado em Odontologia em Saúde Coletiva (2007) e Doutorado em Odontologia em Saúde Coletiva (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche na Universidade de Toronto, Canadá. Trabalhou como professora voluntária na disciplina de Interação Comunitária I do curso de Odontologia da UFSC e como professora substituta no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia do Centro de Ciências Biológicas da UFSC.

João Carlos Caetano

Doutorado em Odontologia (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (1993) Pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Publicado

31.12.2016

Como Citar

Bertram de Moraes, F. C., Finkler, M., Garbin Neumann, D., & Caetano, J. C. (2016). ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE PRESTADORES DE SERVIÇOS E OPERADORAS DE PLANOS ODONTOLÓGICOS: VISÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 9(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/166