MULHERES MASTECTOMIZADAS:

RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DE UM GRUPO E A SUA LUTA POR UMA NOVA VIDA

Autores

  • Carolina Otto
  • Carine Vendruscolo
  • Jucimar Frigo

Palavras-chave:

Câncer de mama, Mastectomia, Educação em saúde

Resumo

O estudo tem como objetivo apresentar um relato de experiência do Projeto Câncer de Mama e Mulheres mastectomizadas, desenvolvido na Rede Feminina de Combate ao Câncer, na cidade de Palmitos/SC, durante o ano de 2013. Participaram 104 pessoas, dentre elas, mulheres mastectomizadas (total e parcialmente) na faixa etária entre 49 a 81 anos, familiares, profissionais da área de saúde e representantes na Rede Feminina de Combate ao Câncer. Conclui-se a importância em diagnosticar as necessidades das mulheres mastectomizadas, compreendendo o significado do câncer em suas vidas. É necessário proporcionar oportunidades de aprendizado que as estimulem à participação dos grupos de apoio vinculados às instituições de saúde, contribuindo para aumentar a autonomia e elevar a autoestima das mulheres, com a finalidade de torná-las agentes ativos em seu processo de reabilitação social.

Biografia do Autor

Carolina Otto

Enfermeira, Residente em Terapia Intensiva Multiprofissional pela Universidade da Região de Joinville - Univille.

Carine Vendruscolo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), membro do Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (GESTRA/UDESC).

Jucimar Frigo

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), membro do Grupo de Pesquisa na área de Promoção, Educação e Vigilância em Saúde e Enfermagem (UFRGS).

Publicado

31.08.2014

Como Citar

Otto, C., Vendruscolo, C., & Frigo, J. (2014). MULHERES MASTECTOMIZADAS:: RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DE UM GRUPO E A SUA LUTA POR UMA NOVA VIDA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/106

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)