POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL:

UM POUCO DA HISTÓRIA

Autores

  • Rosani Ramos Machado

Palavras-chave:

Política de saúde, Sistema Único de Saúde, Brasil

Resumo

Este artigo aborda as políticas de saúde implantadas no Brasil desde sua descoberta pelos portugueses até a publicação do Decreto 7508 de 28 de junho de 2011 que regulamenta a Lei nº 8.080/90. Nele são apresentados os períodos históricos de construção dessas políticas e, principalmente, o processo de organização e regulamentação do Sistema Único de Saúde. Identificam-se avanços e retrocessos neste caminho e a necessidade da defesa cotidiana do ideário do Sistema Único de Saúde, uma vez que é uma proposta de cunho socialista em um país capitalista.

Biografia do Autor

Rosani Ramos Machado

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 1980. Especialização em Gestão em Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Especialização em Metodologia do Ensino para a Profissionalização pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

Publicado

31.08.2012

Como Citar

Machado, R. R. (2012). POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL:: UM POUCO DA HISTÓRIA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 5(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/79

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)