O APOIO NA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO EM SANTA CATARINA: A POTÊNCIA DOS “APOIADORES EM REDE”

Autores

  • Carlos Alberto Severo Garcia Júnior

Palavras-chave:

Assistência à Saúde, Humanização da assistência, Política de saúde

Resumo

O presente artigo apresenta a experiência do fortalecimento da rede de apoiadores da Política Nacional de Humanização em Santa Catarina na perspectiva da construção de espaços de cogestão. Objetiva-se materializar uma produção sobre as ações e estratégias relacionadas à construção da noção de apoio (apoio institucional e apoio integrado) e de redes de atenção à saúde no âmbito das políticas públicas de saúde em Santa Catarina. O percurso metodológico consiste na busca de algumas pistas para encontrar os modos de interferência e de contágio da função apoio na construção de projetos de reorganização dos processos de trabalho e ativação de redes. Realiza-se uma contextualização do Sistema Único de Saúde a partir de suas diretrizes e princípios e em seguida a constituição da Política Nacional de Humanização no Brasil. Para o debate, expõem-se dois conceitos fundamentais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde: rede e apoio. No desenvolvimento, apresenta-se uma breve retrospectiva do cenário da Política Nacional de Humanização em Santa Catarina, contextualizando a constituição, a formação, a organização e as mudanças da Humanização no Estado. E, conclui-se, indicando o valor e a potência da função “apoiadores em rede” para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Severo Garcia Júnior

Psicólogo, Residência Integrada em Saúde (GHC/POA), Mestre em Educação (UFSM) e Doutorando no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Consultor da Política Nacional de Humanização (PNH).

Publicado

30.09.2013

Como Citar

Severo Garcia Júnior, C. A. (2013). O APOIO NA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO EM SANTA CATARINA: A POTÊNCIA DOS “APOIADORES EM REDE”. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/119