PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO SUS: PROPOSIÇÕES DAS CONFERÊNCIAS SOBRE O CONSELHO LOCAL DE SAÚDE

Autores

  • Andréia Vieira de Souza
  • Tânia Regina Krüger

Palavras-chave:

Participação Social, Conselhos de Saúde, Política de Saúde, Conferências de Saúde

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar que proposições os Relatórios das Conferências de Saúde: nacionais a partir da 8ª até 13ª, estaduais de Santa Catarina 3ª, 4ª e 5ª e municipais de Florianópolis 1ª, 6ª e 7ª fazem em relação ao Conselho Local de Saúde. A pesquisa se sustentou nos referenciais sobre a participação que fundamentaram a Reforma Sanitária e o SUS, contemplou um levantamento bibliográfico, documental e entrevista semi-estruturada. Como resultado identificou-se que os Conselhos Locais de Saúde não apresentam um caráter deliberativo, mas viabilizam ações que contribuem para ampliação da fiscalização e organização da política de saúde do município. A participação social no SUS via Conselhos Locais de Saúde ainda é frágil, contudo potencializa o surgimento de novos atores, socializa as informações do SUS e fortalece espaços participativos neste âmbito.

Biografia do Autor

Andréia Vieira de Souza

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Tânia Regina Krüger

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

30.06.2010

Como Citar

Vieira de Souza, A., & Krüger, T. R. (2010). PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO SUS: PROPOSIÇÕES DAS CONFERÊNCIAS SOBRE O CONSELHO LOCAL DE SAÚDE. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 3(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/24