ENSINO EM CONTROLE SOCIAL NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Andréa Cristina Marassi Lucas
  • Nathália Carolina Fernandes Fagundes
  • Adriane da Silva Santos
  • Michelle do Vale Oliveira
  • Ana Paula Nascimento de Lima
  • Cibele Vasco Santos
  • Lanna Xantipa de Oliveira Lemos
  • Lays da Silva Ferreira
  • Vitor de Vilhena Santos
  • Liliane Silva do Nascimento

Palavras-chave:

Participação Social, Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Educação Continuada

Resumo

As Residências Multiprofissionais em saúde no Brasil garantem a formação de profissionais aptos ao trabalho no Sistema único de Saúde, baseado no ensino em serviço. A compreensão do Controle Social como ferramenta no processo de trabalho do residente se faz necessária. Este trabalho relata a experiência adquirida em 2 (dois) programas de residência multiprofissional em saúde da região norte do Brasil, a saber: O Programa de Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da família da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Programa Multiprofissional em Atenção à Clínica Integrada da Universidade federal do Pará (UFPA), nas atividades de ensino de uma disciplina curricular obrigatória, envolvendo a temática de Controle Sociale participação popular, ocorrido na UEPA, no Centro de Ciências Biológicas (CCBS), tendo como público-alvo todos residentes de diversas áreas, bem como: Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, instruídos através de aulas teórica e prática, incluindo metodologias ativas (rodas de conversa, dinâmicas de grupo, encenações e debates em grupo). A partir da disciplina denominada Controle Social, os residentes destacaram a importância de se exercer o controle social, aplicando na prática da Residência o conhecimento adquirido nas aulas teóricas da disciplina, que envolveu reuniões dos Conselhos e Conferências de Saúde; de incentivo ao fortalecimento e protagonismo da comunidade como sujeitos ativos na promoção de saúde. Evidenciou-se a necessidade de estratégias de articulação e integração entre as Residências, voltadas para aprendizagem e participação efetivas em conselhos municipais de saúde, com gestores, profissionais, líderes comunitários, além de empoderar os usuários, buscando autonomia na tomada de decisões.

Publicado

01-05-2017

Como Citar

Lucas, A. C. M., Fagundes, N. C. F., Santos, A. da S., Oliveira, M. do V., Lima, A. P. N. de, Santos, C. V., … Nascimento, L. S. do. (2017). ENSINO EM CONTROLE SOCIAL NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 10(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/92