AVALIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE A ESF EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • Gabriele Andressa Zatelli
  • Nevoni Goretti Damo
  • Sonia Adriana Weege

Palavras-chave:

Avaliação, Profissionais de saúde, Saúde da Família

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre a mesma em um município de Santa Catarina. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários a todas as categorias profissionais que compõem as equipes de saúde da ESF preconizada pelo Ministério da Saúde em sete Unidades de Saúde da Família do município. Foram identificados pontos positivos, como o acesso e boa localização da unidade, bom relacionamento entre a equipe e desta com outros setores, resolutividade da maior parte dos problemas dos usuários pela unidade, dentre outros. Em relação as dificuldades, destacaram-se infraestrutura inadequada, baixa participação da comunidade, demanda excessiva de consultas médicas e exames especializados, dificuldades no sistema de referência e contra referência. Buscando solucionar estes pontos negativos, os profissionais sugeriram aumentar a participação da comunidade nas atividades desenvolvidas pela ESF por meio de uma ampliação do número de grupos temáticos em saúde e de palestras, melhorando também a riqueza das informações levadas até a comunidade.

Biografia do Autor

Gabriele Andressa Zatelli

Graduação em Farmácia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestranda em Farmácia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nevoni Goretti Damo

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Sonia Adriana Weege

Graduação em Administração com habilitação em Recursos Humanos pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Graduação em Direito pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Pós-graduação em Direito Público pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Publicado

31.12.2013

Como Citar

Zatelli, G. A., Goretti Damo, N., & Weege, S. A. (2013). AVALIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE A ESF EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO SUL DO BRASIL. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(4). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/134