A VISÃO DO CUIDADOR EM RELAÇÃO AO DOENTE DE ALZHEIMER: INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DO CUIDADO PRESTADO

Autores

  • Elisângela Aparecida Rocha
  • Laís Kotsuka Carlos
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer, Cuidadores, Assistência a Saúde

Resumo

A população idosa vem crescendo significativamente nos últimos anos, consequentemente, tem-se o aumento considerável das doenças crônico-degenerativas como o Mal de Alzheimer, que é caracterizada por perdas progressivas nas funções cognitivas, gerando mudanças de comportamento até chegar à demência. A doença é composta de quatro fases, que vão desde a fase de esquecimento e incerteza, progredindo até a fase terminal. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e descritiva, com questões semiestruturadas sobre a assistência integral prestada pelo cuidador ao doente de Alzheimer. A amostragem foi composta por 13 cuidadores de pacientes (que recebem medicação da 13ª Regional de Saúde do município de Cianorte/Paraná), tendo como objetivo investigar e analisar os cuidados prestados. Avaliando os resultados, pode ser constatada a carência de informação dos cuidadores, pois, dos entrevistados, mais da metade relataram não possuir conhecimentos teóricos sobre a doença. Porém, em contradição a esta informação, nota-se que para os cuidadores suas práticas estão de acordo com as necessidades apresentadas pelo idoso, fato que pode ser observado por um percentual de 100% de respostas positivas, quando questionados sobre a eficiência de sua assistência. Dessa forma, observou-se a necessidade de uma reeducação dos cuidadores com a finalidade de proporcionar informações indispensáveis a estes, resultando em uma melhor qualidade na assistência destinada ao idoso em todas as fases da doença.

Biografia do Autor

Elisângela Aparecida Rocha

Bacharel em Enfermagem pela UNIPAR, Cianorte, Paraná.

Laís Kotsuka Carlos

Bacharel em Enfermagem pela UNIPAR, Cianorte, Paraná.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

Professor do Departamento de Ciências, Universidade Estadual de Maringá, Goioerê/PR. Mestre em Ensino de Ciências pela USP e Doutor em Ecologia pela UEM.

Publicado

31.12.2011

Como Citar

Aparecida Rocha, E., Kotsuka Carlos, L., & de Oliveira Magalhães Júnior, C. A. (2011). A VISÃO DO CUIDADOR EM RELAÇÃO AO DOENTE DE ALZHEIMER: INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DO CUIDADO PRESTADO. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 4(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/33