AS DUAS FACES DE UMA MESMA MOEDA:

SIGNIFICADOS DA AMAMENTAÇÃO PARA MÃES-NUTRIZES E SUAS AMIGAS E/OU VIZINHAS

Autores

  • Marizete Argolo Teixeira
  • Lucas Vinícius Bulhões Ribeiro

Palavras-chave:

Enfermagem, Aleitamento materno, Família, Rede social

Resumo

Estudo com objetivo de identificar os significados da amamentação para as mães-nutrizes e suas amigas e vizinhas no cotidiano familiar. Pesquisa qualitativa realizada em Jequié/Bahia/Brasil nos domicílios de 5 mulheres-nutrizes e 5 vizinhas e/ou amigas cadastradas em uma Unidade de Saúde da Família. A técnica de coleta de dados foi à entrevista guiada pelo formulário semiestruturado, Ecomapa e Círculo de Thrower. Os dados foram analisados conforme análise de conteúdo temático. Os resultados apontaram que as mulheres-nutrizes e suas amigas e/ou vizinhas possuem significados ambíguos sobre a amamentação e na tentativa de superar as experiências complicadas, ora buscam soluções por si próprias, ora recebem suporte de familiares, amigas e/ou vizinhas. Concluiu-se que o vivenciar a experiência da amamentação é permeada por sentimentos positivos e negativos. Os profissionais de saúde precisam discutir os aspectos que permeiam a amamentação em suas várias facetas, e por meio destas discussões, promover reflexões sobre os motivos que tornam a amamentação uma experiência negativa e ajudá-las a resolver as dificuldades, envolvendo neste momento não somente as mulheres-nutrizes, mas, sobretudo a rede de apoio social primária, dentre estes as amigas e vizinhas.

Biografia do Autor

Marizete Argolo Teixeira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto II do Departamento de Saúde II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié/Bahia/Brasil.

Lucas Vinícius Bulhões Ribeiro

Enfermeiro. Pós-Graduando em Enfermagem em Saúde Coletiva com ênfase em ESF Graduado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ilhéus, Brasil.

Publicado

30.04.2014

Como Citar

Teixeira, M. A., & Ribeiro, L. V. B. (2014). AS DUAS FACES DE UMA MESMA MOEDA:: SIGNIFICADOS DA AMAMENTAÇÃO PARA MÃES-NUTRIZES E SUAS AMIGAS E/OU VIZINHAS. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/82