A CONDIÇÃO DE DEPENDÊNCIA DA PESSOA IDOSA NA DINÂMICA FAMILIAR A PARTIR DO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Autores

  • Lais Santos Silva
  • Michelly Laurita Wiese

Palavras-chave:

Envelhecimento da população, Cuidador, Cuidadores de Família, Política Pública

Resumo

Com a inserção do Serviço Social na Residência Multiprofissional, na área de concentração de Urgência e Emergência do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, se reconhece a procura de idosos e seus cuidadores aos serviços de saúde. Como objetivo de pesquisa tem-se analisar as implicações e desafios que a condição de dependência incide na dinâmica familiar. A pesquisa tem caráter quanti-qualitativa, do tipo exploratório descritivo, com aplicação de entrevistas semiestruturadas com pessoas idosas internadas no serviço de Urgência e Emergência e seus respectivos cuidadores familiares. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo, bem como a estatística descritiva simples. Detectou-se a fragilidade das famílias frente ao processo de adoecimento, a sobrecarga dos cuidadores familiares bem como a ausência de serviços públicos para tal demanda. Pretende-se que as reflexões contribuam para fomentar o debate acerca do envelhecimento e seus diversos desafios para a sociedade atual, de modo a efetivar e reforçar as políticas sociais já existentes, visando a garantia de direitos das pessoas idosas e suas famílias.

Biografia do Autor

Lais Santos Silva

Assistente Social do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde, vinculado ao Hospital Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC). Atua na ênfase Urgência e Emergência. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2014.

Michelly Laurita Wiese

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

30.04.2016

Como Citar

Santos Silva, L., & Laurita Wiese, M. (2016). A CONDIÇÃO DE DEPENDÊNCIA DA PESSOA IDOSA NA DINÂMICA FAMILIAR A PARTIR DO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 9(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/139