HUMANIZAR O HUMANO:

BASES PARA A COMPREENSÃO DA PROPOSIÇÃO DE HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

Autores

  • Adir Valdemar Garcia
  • Cleonete Elena Argenta
  • Kristiane Rico Sanches
  • Marcia Lange de São Thiago

Palavras-chave:

Humanização dos serviços, Políticas públicas, SUS, Assistência à saúde

Resumo

Neste artigo faz-se uma reflexão sobre a significação de humanização com vistas a entender a sua incorporação no sistema de saúde brasileiro. Tal significação se materializa no âmbito da saúde como Política Nacional de Humanização (PNH). A formulação de uma Política Nacional de Humanização decorreu de insatisfações dos usuários, bem como de profissionais da saúde para com a assistência prestada. A PNH é, portanto, um instrumento a ser utilizado para que a assistência à saúde se realize respeitando parâmetros técnicos objetivos, bem como as subjetividades de todos os envolvidos no processo assistencial: usuários, profissionais e gestores. Sua efetivação depende do cumprimento de uma série de quesitos relacionados à própria efetivação da saúde como direito de todos e dever do Estado. A grande questão é a possibilidade de realização e sustentação efetiva dos “direitos” em sociedades de classe.

Biografia do Autor

Adir Valdemar Garcia

Pedagogo. Mestre em Educação. Doutor em Sociologia Política. Atua na Divisão de Planejamento e Pesquisa da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina Prof. MSc. Osvaldo de Oliveira Maciel.

Cleonete Elena Argenta

Enfermeira. Especialista em Gerontologia e em Metodologia do Ensino de Enfermagem. Atua na Divisão de Planejamento e Pesquisa da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina Prof. MSc. Osvaldo de Oliveira Maciel.

Kristiane Rico Sanches

Administradora. Mestre em Administração. Diretora da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina Prof. Msc. Osvaldo de Oliveira Maciel.

Marcia Lange de São Thiago

Assistente Social. Especialista em Serviço Social na Área da Família e em Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde. Atua na Divisão de Gestão Escolar da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina Prof. Msc. Osvaldo de Oliveira Maciel.

Publicado

31.07.2009

Como Citar

Garcia, A. V., Argenta, C. E., Sanches, K. R., & São Thiago, M. L. de. (2009). HUMANIZAR O HUMANO:: BASES PARA A COMPREENSÃO DA PROPOSIÇÃO DE HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 2(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/14