EFEITOS DE IMUNOMODULADORES NA DOENÇA DE CROHN

Autores

  • Alessandro Carvalho Alves dos Santos
  • Maria do Carmo de Carvalho e Martins

Palavras-chave:

Doença de crohn, Fatores imunológicos, Terapia nutricional

Resumo

A doença de Crohn é caracterizada por processo inflamatório crônico, persistente ou recidivante, de intensidade variável e transmural que pode acometer de forma descontínua qualquer parte do trato gastrointestinal. Trata-se de doença de etiologia ainda desconhecida que acomete pessoas de ambos os sexos em qualquer idade. Este trabalho teve como objetivo apresentar revisão da literatura sobre potenciais efeitos benéficos no processo inflamatório e tempo de remissão da doença de Chron relacionados ao uso de nutrientes imunomoduladores como glutamina, arginina, ômega-3, prebióticos e probióticos. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, Os artigos pesquisados compreenderam 23 publicações entre os anos de 2002 e 2012. Os descritores utilizados foram: Doença de Crohn, Fatores Imunológicos e Terapia Nutricional . Os imunonutrientes mais utilizados nos estudos incluídos neste trabalho foram glutamina, arginina, ômega-3, prebióticos e probióticos, e a maioria dos estudos apontou efeitos positivos de imunomoduladores na recuperação de processos inflamatórios e na reabilitação de pacientes com doença de Crohn. Os imunomoduladores mais eficazes no prolongamento da remissão da doença foram arginina e probióticos. No entanto, existem poucas evidências na literatura relacionando a recomendação de imunonutrientes na reabilitação em pacientes com doença de Crohn com resultados consistentes quanto ao tipo e quantidade definidas dos imunomoduladores.

Biografia do Autor

Alessandro Carvalho Alves dos Santos

Graduando em Bacharelado em Nutrição pelo Centro Universitário de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (UNINOVAFAPI). Sua linha de pesquisa consiste em: Nutrição Esportiva, Bioquímica da Nutrição, Fisiologia e Fisiopatologia, Suplementos Alimentares e Antioxidantes.

Maria do Carmo de Carvalho e Martins

Graduada em Nutrição. Possui mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta do Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí. Professora e orientadora do Programa de Mestrado em Alimentos e Nutrição da Universidade Federal do Piauí, Professora da Faculdade de Ensino Superior de Floriano e da Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí. Tem experiência nas áreas de Fisiologia, Farmacologia de Produtos Naturais e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes, obesidade, hipertensão arterial, atividade farmacológica de plantas medicinais, toxicologia, condições de saúde de grupos populacionais e efeitos do treinamento físico.

Publicado

30.09.2013

Como Citar

Carvalho Alves dos Santos, A., & de Carvalho e Martins, M. do C. (2013). EFEITOS DE IMUNOMODULADORES NA DOENÇA DE CROHN. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/114

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)