PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E LABORATORIAL DE PACIENTES COM DIFERENTES FORMAS CLÍNICAS DA DOENÇA DE CROHN: SÉRIE DE CASOS DE UM HOSPITAL REGIONAL DO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Mayara Costa Mansur Tavares
  • Maria Izabel Siqueira de Andrade
  • Valéria Ferreira Martinelli
  • Mário Ribeiro de Melo Júnior
  • Regiane Maio
  • Keila Fernandes Dourado

Palavras-chave:

Doença de Crohn, Perfil de saúde, Albuminas

Resumo

Com o objetivo de caracterizar o perfil epidemiológico e laboratorial de pacientes com doença de Crohn (DC), conduziu-se a presente série de casos, englobando 26 indivíduos atendidos no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Coletaram-se dados epidemiológicos, clínicos e bioquímicos, incluindo a relação Proteína C-Reativa (PCR) /Albumina. A amostra apresentou idade de 41,3±13,2 anos e 100,0% estava em remissão da DC. A relação PCR/Albumina foi elevada em 76,9% dos participantes, principalmente naqueles com menor tempo da DC e com alta Velocidade de Hemossedimentação (p≤0,05). Os indivíduos desta casuística revelaram características típicas da DC e valores elevados da relação PCR/Albumina.

Biografia do Autor

Mayara Costa Mansur Tavares

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Mestre em Biologia Aplicada à Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco. Está atualmente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada a Saúde do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA) da Universidade Federal de Pernambuco, nível doutorado.

Maria Izabel Siqueira de Andrade

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória-UFPE/CAV (2011), Especialista em Nutrição Clínica pelo Programa de Residência do Hospital das Clínicas-HC/UFPE (2014), Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul-UNICSUL, Mestre em Nutrição pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2016) e Doutoranda em Nutrição, pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, na área de Nutrição e Saúde Pública.

Valéria Ferreira Martinelli

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2000), Mestrado em Patologia pela UFPE (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biotecnologia) pela UFPE (2006). Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Patologia (DepPat), pesquisador do setor de Patologia do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami - LIKA (UFPE) e Docente-orientador dos Programas de Pós-graduação em Patologia (POSPAT) e Biologia aplicada a saúde (PPGBAS).

Mário Ribeiro de Melo Júnior

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2000), Mestrado em Patologia pela UFPE (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biotecnologia) pela UFPE (2006).

Regiane Maio

Possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Fisiopatologia em Clínica Médica, área Metabolismo e Nutrição, pela Universidade Estadual Paulista, Campus Botucatu (Unesp).

Keila Fernandes Dourado

Professora Adjunta III do Núcleo de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV) - UFPE na área de Nutrição Clínica. Coordenadora da Instituição Formadora da Residência em Nutrição Clínica do Hospital Barão de Lucena. Doutora em Nutrição (2010), Mestre em Nutrição (2005) pela UFPE e Especialista em Nutrição pelo Programa de Residência em Nutrição do Hospital das Clínicas- UFPE (2003).

Publicado

31.08.2016

Como Citar

Costa Mansur Tavares, M., Siqueira de Andrade, M. I., Ferreira Martinelli, V., Ribeiro de Melo Júnior, M., Maio, R., & Fernandes Dourado, K. (2016). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E LABORATORIAL DE PACIENTES COM DIFERENTES FORMAS CLÍNICAS DA DOENÇA DE CROHN: SÉRIE DE CASOS DE UM HOSPITAL REGIONAL DO NORDESTE DO BRASIL. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 9(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/161

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)