PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E LABORATORIAL DE PACIENTES COM DIFERENTES FORMAS CLÍNICAS DA DOENÇA DE CROHN: SÉRIE DE CASOS DE UM HOSPITAL REGIONAL DO NORDESTE DO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Mayara Costa Mansur Tavares
Maria Izabel Siqueira de Andrade
Valéria Ferreira Martinelli
Mário Ribeiro de Melo Júnior
Regiane Maio
Keila Fernandes Dourado

Resumo

Com o objetivo de caracterizar o perfil epidemiológico e laboratorial de pacientes com doença de Crohn (DC), conduziu-se a presente série de casos, englobando 26 indivíduos atendidos no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Coletaram-se dados epidemiológicos, clínicos e bioquímicos, incluindo a relação Proteína C-Reativa (PCR) /Albumina. A amostra apresentou idade de 41,3±13,2 anos e 100,0% estava em remissão da DC. A relação PCR/Albumina foi elevada em 76,9% dos participantes, principalmente naqueles com menor tempo da DC e com alta Velocidade de Hemossedimentação (p≤0,05). Os indivíduos desta casuística revelaram características típicas da DC e valores elevados da relação PCR/Albumina.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa Mansur Tavares, M., Siqueira de Andrade, M. I., Ferreira Martinelli, V., Ribeiro de Melo Júnior, M., Maio, R., & Fernandes Dourado, K. (2016). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E LABORATORIAL DE PACIENTES COM DIFERENTES FORMAS CLÍNICAS DA DOENÇA DE CROHN: SÉRIE DE CASOS DE UM HOSPITAL REGIONAL DO NORDESTE DO BRASIL. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 9(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/161
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mayara Costa Mansur Tavares

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Mestre em Biologia Aplicada à Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco. Está atualmente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada a Saúde do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA) da Universidade Federal de Pernambuco, nível doutorado.

Maria Izabel Siqueira de Andrade

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória-UFPE/CAV (2011), Especialista em Nutrição Clínica pelo Programa de Residência do Hospital das Clínicas-HC/UFPE (2014), Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul-UNICSUL, Mestre em Nutrição pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2016) e Doutoranda em Nutrição, pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, na área de Nutrição e Saúde Pública.

Valéria Ferreira Martinelli

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2000), Mestrado em Patologia pela UFPE (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biotecnologia) pela UFPE (2006). Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Patologia (DepPat), pesquisador do setor de Patologia do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami - LIKA (UFPE) e Docente-orientador dos Programas de Pós-graduação em Patologia (POSPAT) e Biologia aplicada a saúde (PPGBAS).

Mário Ribeiro de Melo Júnior

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2000), Mestrado em Patologia pela UFPE (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biotecnologia) pela UFPE (2006).

Regiane Maio

Possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Fisiopatologia em Clínica Médica, área Metabolismo e Nutrição, pela Universidade Estadual Paulista, Campus Botucatu (Unesp).

Keila Fernandes Dourado

Professora Adjunta III do Núcleo de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV) - UFPE na área de Nutrição Clínica. Coordenadora da Instituição Formadora da Residência em Nutrição Clínica do Hospital Barão de Lucena. Doutora em Nutrição (2010), Mestre em Nutrição (2005) pela UFPE e Especialista em Nutrição pelo Programa de Residência em Nutrição do Hospital das Clínicas- UFPE (2003).

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)