MULTIPLICIDADE DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE GUABIRUBA-SC, BRASIL

Autores

  • Nilton Rosini
  • Elisa C.V. Bruns
  • Grasiele D. Camillo
  • Rodrigo Diegoli Rosini
  • Marcos José Machado
  • Edson Luiz da Silva

Palavras-chave:

Crianças, Adolescentes, Dislipidemia, Obesidade, Fatores de risco, Doenças cardiovasculares

Resumo

A prevenção das doenças cardiovasculares consiste na identificação precoce dos fatores de risco envolvidos. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares em crianças e adolescentes no município de Guabiruba-SC, Brasil. Participaram deste estudo transversal 1011 crianças e adolescentes (6-14 anos; 52,4% meninas), sem desordens diagnosticadas. Amostras de sangue (jejum de 12-14 h) foram coletadas para avaliações laboratoriais e foram aferidos os índices antropométricos e a pressão arterial. De acordo com os resultados, foi observada alta prevalência de dislipidemias (26-77% dependendo do parâmetro lipídico), hiperglicemia (11,6%), resistência à insulina (8,4%), pressão arterial elevada (4,5%), inflamação subclínica (27,2%), sobrepeso (17,6%), obesidade (6,5%), obesidade abdominal (30,2%) e gordura corporal elevada (31,1%). Conclui-se que a população infanto-juvenil avaliada possui risco elevado para as doenças cardiovasculares e medidas de prevenção e tratamento deverão ser implantadas.

Biografia do Autor

Nilton Rosini

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica (1976), mestrado em Farmácia (2004) e doutorado em Farmácia (2013), todos os títulos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é farmacêutico do Ministério da Saúde, cedido à Gerência de Saúde da 16ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional em Brusque-SC, atuando na área de gestão de projetos de prevenção às doenças cardiovasculares em crianças e adolescentes e vigilância sanitária.

Elisa C.V. Bruns

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Itajaí (2005). Pós-graduanda em Segurança Alimentar no Serviço Nacional do Comércio. Atualmente é Nutricionista responsável pelo Programa de Alimentação Escolar na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Guabiruba-SC.

Grasiele D. Camillo

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Brusque (2011). Pós-graduação em Educação Física e Fisiologia do Exercício pela SensoPec (2011). Atualmente é professora de Educação Física na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Guabiruba-SC.

Rodrigo Diegoli Rosini

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau (2002). Pós-graduação em Musculação na Universidade Veiga de Almeida (2006) e em Musculação e Treinamento na Universidade Gama Filho (2007). Atualmente é Personal Trainning e Professor de Bike Indoor na Prime Academia em Balneário de Camboriú.

Marcos José Machado

Possui graduação em Farmácia e Análises Clínicas pela UFSC (1984), mestrado em Ciências (Bioquímica) pela UFP (1989) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela UFP (1996). Atualmente é professor associado IV do Departamento de Análises Clínicas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas (Ciência do Laboratório Clínico), atuando principalmente em urinálise, bioquímica clínica, e farmácia particularmente na aplicação de instrumentos definidos capazes de avaliar os estudos de testes diagnósticos.

Edson Luiz da Silva

Possui graduação em Farmácia Análises Clínicas pela UFP (1988), mestrado em Farmácia (Análises Clínicas) pela USP (1992) e doutorado em Farmácia (Análises Clínicas) pela USP (1996), pós-doutorado pelo National Food Research Institute - Japão (1997), pós-doutorado pela University of Tokushima, Japão (2001), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina; Membro dos Programas de Pós-Graduação em Farmácia e em Nutrição da UFSC.

Publicado

31.12.2014

Como Citar

Rosini, N., Bruns, E. C., Camillo, G. D., Rosini, R. D., Machado, M. J., & Silva, E. L. da. (2014). MULTIPLICIDADE DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE GUABIRUBA-SC, BRASIL. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/112