PERFIL CLÍNICO-DEMOGRÁFICO DE PACIENTES EM CICLO GRÁVIDO-PUERPERAL ADMITIDAS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA EM FORTALEZA

Autores

  • Camila Falcão de Souza
  • Bruno Memoria Rodrigues Okubo
  • David Santos Pontes
  • Debora Helen Marques da Silva
  • Márcia Cardinalle Correia Viana
  • José Walter Correia

Palavras-chave:

Gravidez, Período pós-parto, Unidade de terapia intensiva

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo descrever o perfil clínico-demográfico de pacientes em ciclo grávido-puerperal admitidas em uma Unidade de Terapia Intensiva da cidade de Fortaleza. Trata-se de um estudo de campo, documental e quantitativo, realizado no período de janeiro a setembro de 2012. Foram coletados dados dos prontuários de 36 pacientes por meio de uma ficha elaborada pelos próprios pesquisadores. Observou-se que a média de idade foi de 25,67 ± 2,9 e a maioria admitida durante o puerpério com variação de 31 a 40 semanas de gestação. A causa obstétrica foi a mais prevalente e a doença hipertensiva exclusiva da gestação foi a principal condição para admissão na UTI. A maioria das pacientes era casada, procedente do interior do estado, com escolaridade maior do que oito anos e não exerciam atividades remuneradas. A utilização de medidas analgésicas, anti-hipertensivas e de drogas vasoativas foram as terapêuticas mais evidenciadas. Novos estudos devem ser realizados para a melhoria da assistência à saúde da mulher, principalmente durante o ciclo grávido-puerperal.

Biografia do Autor

Camila Falcão de Souza

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus, Especialista em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória (UNIFOR).

Bruno Memoria Rodrigues Okubo

Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus, Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Especialista em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória (UNIFOR).

David Santos Pontes

Graduando em Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus.

Debora Helen Marques da Silva

Graduanda em Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus.

Márcia Cardinalle Correia Viana

Mestre em Saúde Pública (UECE), Professora das Disciplinas de Fisioterapia Pneumológica, Clínica Integrada II e Estágio Supervisionado II do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Christus, Fisioterapeuta da UTI adulto do Hospital Geral César Cal’s.

José Walter Correia

Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará, Médico do Hospital Geral César Cal’s, Médico Preceptor do Internato e Residência Médica do Hospital Geral César Cal's.

Publicado

30.04.2015

Como Citar

Souza, C. F. de, Okubo, B. M. R., Pontes, D. S., Silva, D. H. M. da, Viana, M. C. C., & Correia, J. W. (2015). PERFIL CLÍNICO-DEMOGRÁFICO DE PACIENTES EM CICLO GRÁVIDO-PUERPERAL ADMITIDAS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA EM FORTALEZA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 8(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/126

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)