PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO SUS: PROPOSIÇÕES DAS CONFERÊNCIAS SOBRE O CONSELHO LOCAL DE SAÚDE

Contenido principal del artículo

Andréia Vieira de Souza
Tânia Regina Krüger

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo identificar que proposições os Relatórios das Conferências de Saúde: nacionais a partir da 8ª até 13ª, estaduais de Santa Catarina 3ª, 4ª e 5ª e municipais de Florianópolis 1ª, 6ª e 7ª fazem em relação ao Conselho Local de Saúde. A pesquisa se sustentou nos referenciais sobre a participação que fundamentaram a Reforma Sanitária e o SUS, contemplou um levantamento bibliográfico, documental e entrevista semi-estruturada. Como resultado identificou-se que os Conselhos Locais de Saúde não apresentam um caráter deliberativo, mas viabilizam ações que contribuem para ampliação da fiscalização e organização da política de saúde do município. A participação social no SUS via Conselhos Locais de Saúde ainda é frágil, contudo potencializa o surgimento de novos atores, socializa as informações do SUS e fortalece espaços participativos neste âmbito.

Detalles del artículo

Cómo citar
Vieira de Souza, A., & Krüger, T. R. (2010). PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO SUS: PROPOSIÇÕES DAS CONFERÊNCIAS SOBRE O CONSELHO LOCAL DE SAÚDE. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 3(1). Recuperado a partir de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/24
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Andréia Vieira de Souza

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Tânia Regina Krüger

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina.